Nova Miss França é criticada nas redes sociais ( e tudo por causa do seu look)

Realizadora do filme Barbie vai presidir ao júri do Festival de Cannes 2024
18 de Dezembro, 2023
Um estudo revela como seria um mundo sem desigualdade de género na saúde
19 de Dezembro, 2023

Nova Miss França é criticada nas redes sociais ( e tudo por causa do seu look)

créditos- instagram Eve Gilles

Eve Gilles foi eleita a nova Miss França, porém foi alvo de críticas devido ao seu cabelo. Críticos também atacam o concurso. 

O concurso Miss França já tem 103 anos e todas as finalistas que chegaram ao pódio apresentaram sempre o mesmo look- com cabelos lisos ou volumosos e comprido. Porém, este ano Eve Gilles ganhou a competição e tornou-se a primeira a vencer com um corte curto. Mas, após o anúncio, começaram logo a surgir críticas nas redes sociais. A organização foi acusada de ser “woke” e de estar a transformar o evento num programa demasiado inclusivo.

Logo após a revelação dos resultados, a Miss França de 20 anos pronunciou-se: “Ninguém deve ditar quem tu és”. “Estamos habituados a ver Misses bonitas com cabelo comprido, mas eu escolhi um look andrógeno com cabelo curto”, acrescentou Eve Gilles. “Cada mulher é diferente, somos todas únicas”, arrematou.

Eve Gilles venceu a competição com o seu famoso corte “à la garçonne” (“à rapaz”, em português) sendo que o resultado surge da combinação de votos entre a audiência e um painel de sete mulheres. “O concurso Miss França já não é sobre beleza, é um concurso woke baseado na inclusividade”, escreveu um dos críticos, na rede social X, citado pelo jornal “The Telegraph”.

Apesar da reação do público, Gilles mostra-se orgulhosa. “Gostava de mostrar que a competição está a evoluir e a sociedade também, que a representação de mulheres é diversa. Na minha opinião, a beleza não está só limitada a cortes de cabelo ou formas que temos… ou não”, disse a Miss França, citada pelo “Le Monde”.

Em Portugal, também a vencedora do Miss Universo Portugal, Marina Manchete, foi alvo de críticas por se tornar a primeira mulher transgénero a participar e a ganhar a competição.

 

Leia mais artigos sobre Sociedade aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard