Não consegue perder peso? O culpado pode ser o cortisol

SOS Insetos: a gama que protege a pele de toda a família
7 de Julho, 2023
Escolheu um tom errado de base? Siga estas dicas e não terá de comprar outra
7 de Julho, 2023

Não consegue perder peso? O culpado pode ser o cortisol

Está a fazer inúmeros esforços e não vê resultados na balança? Saiba que o cortisol pode ser o principal responsável por não conseguir perder peso. Leia o artigo e saiba tudo.

Uma alimentação saudável e a prática de exercício físico são aliados na perda de peso. Porém, mesmo fazendo tudo direitinho por vezes, não vemos os resultados desejados. Tudo isso é culpa de uma hormona capaz de nos impedir, mesmo com muito esforço, de perdermos peso. É o chamado cortisol.

Mas o que é o cortisol?

É a principal hormona de stress do corpo. Esta aumenta o nível de açúcar no sangue, melhora o uso da glicose pelo cérebro e disponibiliza mais substâncias reparadoras de tecidos. Também, o cortisol faz com que o corpo use a energia de forma rápida quando se depara com situações de stress.

De acordo com a Mayo Clinic, o problema surge quando há uma desregulação da hormona, ou seja, quando temos excesso ou falta dela no corpo. Se tivermos muito cortisol, os níveis de açúcar no sangue aumentam logo, o nosso pâncreas vai ter de produzir mais insulina e isso vai causar um aumento da gordura abdominal.

E como manter os níveis de cortisol adequados?

Um dos fatores para o aumento do cortisol é o stress. Por isso, o melhor é livrar-se dele. Além disso, certifique-se que está a ter um sono de qualidade e está a dormir pelo menos 8h. Depois, é continuar a manter uma alimentação equilibrada, evitando alimentos processados e ricos em açúcar que inflamam o corpo.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard