As marcas estão cada vez mais atentas à sustentabilidade e a Inditex vai dar o primeiro passo. O grupo de fast fashion vai passar a comprar poliéster reciclado a uma start-up norte-americana.
O maior retalhista de vestuário do mundo, o grupo Inditex, está mais preocupado com a sustentabilidade e por isso, decidiu reduzir os resíduos têxteis e utilizar tecidos reciclados. O poliéster é um tecido proveniente da indústria petrolífera sendo muito utilizado no vestuário desportivo por ser de secagem rápida e durável. Contudo, o material não é sustentável.
Assim, segundo o jornal Público, a Inditex assinou um acordo e prepara-se para comprar poliéster reciclado à start-up norte-americana Ambercycle. O grupo está a gastar mais de 70 milhões de euros para garantir o fornecimento de poliéster reciclado da start-up e que é vendido sob a marca cycora.
O investimento da Inditex ajudará a Ambercycle a financiar a primeira fábrica de reciclagem de têxteis. A produção na fábrica deverá começar por volta de 2025 e o material será utilizado nas peças da Inditex nos três anos seguintes. “Queremos impulsionar a inovação para aumentar a escala de novas soluções, processos e materiais para conseguir a reciclagem de têxtil para têxtil”, afirmou o director de sustentabilidade da Inditex, Javier Losada, num comunicado.
O grupo que detém a Zara, está a preparar-se para cumprir a legislação da União Europeia que exige que os estados-membros recolham separadamente os resíduos têxteis a partir de Janeiro de 2025.