Todas já ouvimos dizer que não devemos comer antes de irmos dormir porque faz engordar. Mas, será realmente verdade ou trata-se de um autêntico mito?
Se é daquelas pessoas que não prescinde de fazer uma ceia antes de se deitar, de certeza que já lhe disseram para deixar de o fazer porque contribui para o aumento do peso. E já alguma vez parou para pensar se realmente é verdade? Se não, não se preocupe, nós esclarecemos. O problema na verdade, não está no que comemos antes de irmos para a cama, mas sim, no que ingerimos durante o dia. A explicação é simples pois, segundo a nutricionista Beatriz Vieira, do Hospital Lusíadas Amadora: o ganho de peso resulta de uma maior ingestão de calorias do que aquelas que gasta.
Logo, o comer antes de ir dormir não engorda e por isso, trata-se de um mito. Porém, antes de irmos para a cama, não é o horário mais apropriado para ingerirmos alimentos. Isto porque, enquanto dormimos, as funções do metabolismo diminuem logo, a digestão é mais lenta e prejudica a qualidade do nosso sono. Mas, se devido à sua rotina não consegue abdicar da ceia, a nutricionista indica que o melhor horário para fazer a última refeição do dia é quatro horas antes de se deitar.
Há que também ter atenção ao que comemos a essa hora de forma a não prejudicar o sono. De acordo com Beatriz Vieira, devemos privilegiar alimentos ricos em triptofano, como o leite, iogurtes, nozes e bananas. Assim, estamos a aumentar os níveis de melatonina- hormona que regula o sono. Evite ingerir hidratos de carbono, como bolachas, bolos e pães, assim como alimentos estimulantes (cafeína e álcool).