Descubra mais sobre esta tendência de moda polémica.
As saias são um símbolo de feminilidade e sensualidade associados à mulher. Os diferentes tamanhos acabam por trazer diferentes significados e impactos. As minissaias marcaram o mundo da moda com a sua aparição nos anos 60. Há quem as adore e quem as deteste, mas a verdade é que elas nunca foram indiferentes aos olhos da sociedade.
Apesar de nunca terem saído de facto de moda, surgiram diferentes opções que ofuscaram as minissaias por algum tempo. Os calções, as saias midi e mesmo as calças, passaram a ser aquilo pelo qual a maioria das mulheres optava. Hoje, as minissaias voltaram e com força. Misturam as cores, padrões, texturas e tudo aquilo que possa que se possa imaginar. Dos estilistas mais prestigiados às cadeias de fast fashion, minissaias não vão ser uma peça em falta.
Não são um modelo amado por todas as mulheres e muitos chegam a associá-lo ao vulgar, mas a verdade é que a minissaia surgiu com um propósito muito maior. A minissaia foi pensada como sinónimo de desafio, libertação e ousadia. Numa sociedade patriarcal que encarava as mulheres como o género doméstico e subalterno, as saias curtas vieram, a par de muitas outras mudanças sociais, marcar uma posição. As mulheres queriam mais autonomia, mais voz e mais liberdade. Uma destas liberdades era a sexual. A liberdade de escolher e de poder viver a sua sensualidade e sexualidade sem pudores associados.
Por mais que seja difícil acreditar, as minissaias tinham a intenção de proporcionar conforto às mulheres. Este conforto vinha da possibilidade de se despirem de todas as camadas de restrições a que estavam sujeitas. O mostrar as pernas e a beleza do corpo não coberto significava também uma forma de se puderem libertar.
A minissaia foi desde o seu início uma peça controversa. Abalou as regras da sociedade e os valores conservadores, mas muitas mulheres aderiram e gostaram dos looks que podiam criar. Nos anos 90 e 2000, as it girls usaram e abusaram desta peça. Ícones na moda como a Naomi Campbell, Kate Moss e as Spice Girls foram algumas das mulheres que tinham as minissaias no ADN dos seus looks. Depois das minissaias, vieram as microssaias, saias ainda mais curtas e ousadas. Não são aquelas que uma mulher usa no seu dia-a-dia, mas que chocam e passam a sua informação na moda.
A moda também age em reflexão daquilo que recebe do mundo e as tendências são assim uma forma dela poder dizer e expressar algum sentimento comum. No caso, as minissaias e as microssaias pretendem trazer ousadia, coragem, determinação e choque. Em 2021, em reposta a todos os constrangimentos causados pela pandemia, as minissaias e as microssaias voltaram. A ideia é que depois do sufoco das máscaras nos possamos despir e pelo menos mostrar as pernas.
Dos desfiles para o dia-a-dia de algumas celebridades, as minissaias estão de volta. Já consegue encontrar opções em quase todas as lojas. Se fizer parte do seu estilo, prepare-se para os looks impactantes que pode criar com esta peça.
Artigo por Sara Teixeira