Met Gala 2023: tudo o que precisa de saber

É fã de cocktails? Esta masterclass é para si
26 de Janeiro, 2023
Cargo Pants: a peça versátil que vai querer ter no armário esta estação
26 de Janeiro, 2023

Met Gala 2023: tudo o que precisa de saber

Penélope Cruz será uma das protagonistas da “maior noite de gala da moda”, cujo tema se centra na figura de Karl Lagerfeld, icónico diretor criativo de Chanel.

Enquanto maio não chega, vai-se especulando entre os fashion lovers quais serão os pontos altos e as desilusões que falaremos por meses sem fim. No ano passado, os títulos de notícias resumiam-se ao vestido polémico que Kim Kardashian pediu emprestado a Marilyn Monroe, mas este ano é pouco provável que alguém ouse em repetir o erro.

O Met Gala terá lugar na sua habitual localização, no museu MET em Nova Iorque, e terá Karl Lagerfeld, o inesquecível diretor criativo da Chanel, como figura central do evento.

Quando?

Tal como o nome do seu próprio documentário indica, The First Monday in May – a primeira segunda-feira de maio – é a data fixa desde 1973. Este ano calha curiosamente também no primeiro dia de Maio.

Porquê Karl Lagerfeld?

Já revelado há alguns meses, Karl Lagerfeld será o grande tema da gala deste ano. Quando se deu a notícia do falecimento do antigo diretor criativo da Chanel em 2019, o MET Museum de Nova Iorque já tinha a certeza que centraria a sua figura numa das galas.

A exposição chama-se Karl Lagerfeld: Uma Linha de Beleza, seguindo a estética descrita por William Hogarth no seu livro “Análise da Beleza” de 1753. A Met Gala 2023 irá explorar a relação entre os esboços do designer e as suas criações acabadas ao longo da sua longa carreira, e como as suas ideias evoluíram de duas dimensões para três.

As salas do museu exibirão cerca de 150 peças das cinco empresas para as quais Lagerfeld trabalhou: Balmain, Patou, Chloé, Fendi e Chanel. Cada peça de vestuário será acompanhada do seu respetivo esboço, e haverá um vídeo com entrevistas dos principais responsáveis de cada atelier, orquestrado pelo icónico cineasta francês Loïc Prigent, que trabalhou anteriormente com Chanel num documentário em 2005.

Quem serão os anfitriões?

Para além dos convidados, cujos nomes provavelmente só saberemos na data, os co-apresentadores constituem uma das listas mais interessantes do evento. Cada ano a Met Gala tem alguns em particular, e em 2023 Penélope Cruz será um deles. A atriz espanhola juntar-se-á a Roger Federer, Dua Lipa e Michaela Coel.

Qual será o dress code?

O tema já conhecemos, falta descobrir o tão esperado dress code. Os traços de Lagerfeld são o clássico fato escuro com laço, óculos escuros e luvas de couro – um ponto de referência para os designers. A abordagem mais autêntica seria adotar os designs históricos das marcas para qual Karl trabalhou, ou pegar nas suas coleções mais recentes. Alguns podem mesmo recorrer a uma interpretação mais irónica, simulando Choupette, o seu gato.

Ver mais sobre Fashion aqui.

Artigo por Carolina Bernardo

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard