Segundo um estudo, Lisboa é a terceira cidade mais cara do mundo.
A capital portuguesa é cada vez menos uma cidade amiga dos bolsos dos portugueses. Um estudo elaborado pela seguradora britânica CIA Landlords comparou os dados dos rendimentos médios e dos custos de vida e das rendas em diversas grandes cidades do mundo e concluiu que a capital portuguesa é a terceira cidade mais cara do mundo.
A análise incluiu 56 cidades e determinou o salário médio em cada metrópole o preço médio da renda de um T3 e o valor médio do custo de vida, que abrange outras despesas primordiais, como a água, luz, comida, gás ou transportes.
Conforme os mesmos dados, o salário líquido de um lisboeta é, em média, 1035 euros. Já para arrendar um T3, um inquilino terá de desembolsar cerca de 1624 euros todos os meses e o custo médio de vida é de 560 euros mensais.
Assim, um lisboeta ficaria 1149 euros no vermelho todos os meses, isto é, a renda e o custo de vida ultrapassam em muito o valor dos salários. Lisboa ocupa assim o último lugar do pódio nesta lista e mais caras do que Lisboa só Roma (1410 euros de dívidas mensais) e Londres (1263 euros).
Em quarto lugar fica a cidade do México. A fechar o Top 10 seguem-se Paris, Seoul, Dublin, Santiago, San José e Bogotá.
Artigo por Maria Ana Tojo