A lipoaspiração continua a ser uma das cirurgias plásticas mais realizadas pelo seu poder de equilibrar uma silhueta corporal. Contudo, a lipoaspiração de alta-definição – ou “lipo HD” de High Definition – tem vindo a ganhar espaço no espectro das cirurgias plásticas.
Mas qual a diferença entre lipoaspiração e lipoaspiração de alta-definição? Para clarificar, a lipoaspiração é a cirurgia em que retiramos gordura de uma determinada área corporal, sendo que as mais comuns são na zona abdominal, nos flancos, costas, coxas, glúteos e mesmo na região da papada. É feita através de pequenas incisões, apenas o suficiente para a entrada das cânulas através das quais extraímos a gordura e que podem medir de 2 milímetros até cerca de 1 centímetro. No caso da lipoaspiração abdominal, como por exemplo optamos sempre por locais com menos exposição e fazemos as incisões abaixo da zona do fato-de-banho.
Relembro que a lipoaspiração não é a cirurgia indicada para redução de peso pois o objectivo não é diminuir drasticamente a quantidade de gordura associada e sim para a remoção de bolsas de gordura acumulada. Se estivermos perante um perímetro abdominal de maiores proporções o mais indicado é uma lipoaspiração associada à abdominoplastia – a lipoabdominoplastia – onde retiramos também a pele a mais devido à área ocupada pela gordura.
Retomando o tema da lipoaspiração, os pacientes começam a ser cada vez mais exigentes e, além de remover a gordura pretendem ainda definir os músculos. É aqui que introduzimos a lipoaspiração de alta-definição. Tanto em pacientes mulheres como em pacientes homens, por vezes o resultado pretendido é um aspecto mais atlético e definido e a ideia é precisamente esculpir e delinear os músculos. Falando concretamente no caso abdominal, o objectivo é retirar a gordura e deixar que os músculos abdominais sobressaiam de modo a que fiquem mais visíveis naquilo a que chamamos o six pack. Acabamos por considerar que este procedimento cirúrgico se assemelha quase a uma “arte” visto que grande parte do processo passa precisamente por esculpir e dar uma nova forma à zona a ser tratada.
De salientar que nem todas as pessoas estão aptas à lipoaspiração de alta-definição. Um dos requisitos é que não haja um grande depósito de gordura na zona pois, nesse caso, irá dificultar o alcance de um resultado o mais optimizado possível. Tenho inclusivamente pacientes que após uma lipoaspiração tradicional, querem dar o passo seguinte e complementar com uma lipo HD para uma maior definição do six pack.
A lipo HD é ainda necessária no caso de pessoas que seguem um estilo de vida equilibrado, com uma alimentação variada e a prática de exercício físico e, mesmo seguindo todos estes parâmetros, acabam por não conseguir secar a gordura abdominal, apesar de o conseguirem no resto do corpo. Nestes casos, muitas vezes devido à genética e à morfologia corporal, o indicado é avançar precisamente para uma lipo HD abdominal onde podemos evidenciar todo o seu cuidado e esforço até então, ficando em equilíbrio com o resto do corpo.
É uma cirurgia que dura entre 1 a 4 horas, consoante a quantidade de gordura a ser extraída e pode variar entre ambulatório ou até 2 noites de internamento. A utilização de uma cinta de compressão elástica e a realização de drenagens linfáticas são essenciais para a recuperação e alcance do melhor resultado possível. Os pacientes podem retomar o trabalho dentro de 3 a 4 dias e a actividade física ao fim de 1 mês. Actualmente, devido à evolução das técnicas e tecnologias na área da cirurgia plástica, temos ferramentas que nos deixam muito confiantes em ajudar os nossos pacientes a alcançar as suas expectativas com resultados optimizados.
O primeiro passo para saber se a lipoaspiração de alta-definição é a cirurgia ideal para si, passa pela marcação de uma consulta de avaliação individual para se estudar o seu caso.
Dr. David Rasteiro – Cirurgião Plástico
Site: www.davidrasteiro.pt/
Instagram: @drdavidrasteiro
Facebook: @drdavidrasteiro