A padaria Seara de Pão, de São Miguel do Pinheiro, venceu a distinção “O Melhor dos Melhores” e conquistou a medalha de ouro no 11º Concurso Nacional de Pão.
Em Mértola – região que alcançou maior destaque na competição -, está sediada a padaria Seara de Pão que conquistou o prémio mais desejado da prova. Em 2019, já tinha sido distinguida na categoria dos pães do Alentejo. O concelho alentejano esteve em destaque no 11º Concurso Nacional de Pão Tradicional Português, realizado no CNEMA, em Santarém, sendo que a Costa, Esperança, Dias e João, conquistou a medalha de ouro dentro da categoria do pão do Alentejo, nesta edição.
Diariamente a padaria produz mais de 600 pães, que são distribuídos em Beja (padaria-mãe), no Algarve e vendidos aos consumidores. Desde o final do ano passado uma empresa distribuidora faz chegar o “Pão de São Miguel” a Lisboa e a outras cidades do país. A Seara de Pão é uma empresa família fundada em maio de 2006, pela mãe, a Dona Iria e dois filhos, Jorge e Manuela, de São Miguel do Pinheiro.
Para lá da mais recente distinção “O Melhor dos Melhores” e da medalha de ouro no 11º Concurso Nacional de Pão de 2022, a padaria de Mértola, Seara de Pão, já conquistou mais duas medalhas de ouro e de prata, desta feita, na Feira Nacional de Agricultura, também realizada no mesmo local.
No seu website oficial, qualquer consumidor pode consultar os produtos produzidos na padaria e efetuar a sua encomenda online. Para além do tradicional pão alentejano, poderá verificar que são também produzidos bolinhos de amêndoa, de limão ou de noz, entre muitos outros produtos.