Já ouviu falar em salicórnia? Conheça a planta alternativa ao sal

Com estes truques saberá se as calças lhe servem (não precisa de as vestir)
27 de Julho, 2023
RINGANA apresenta parceria climática inédita na Europa
28 de Julho, 2023

Já ouviu falar em salicórnia? Conheça a planta alternativa ao sal

O sal é prejudicial à nossa saúde e devemos diminuir o seu consumo. Conheça a planta que permite dar o sabor salgado aos seus pratos mas de forma natural.

É recomendado que se use pouco sal na nossa alimentação. A ingestão de sal recomendada pela OMS é de até 5 gramas por dia, valores que facilmente são superados pelos portugueses. Porém, o que muitos não conhecem é que existe uma planta capaz de substituir o sal- chama-se salicórnia.

A salicórnia é uma planta originária das salinas costeiras, desde o Ártico até ao Mediterrâneo. Em Portugal, os principais locais onde pode ser encontrada são as regiões da Ria de Aveiro, Ria Formosa e outras regiões do Algarve. De sabor salgado, trata-se de uma planta com folhas verdes reduzidas e em forma de espigão e por isso, é conhecida também por espargo do mar.

O seu sabor deve-se à absorção direta do sal do mar/solo onde se desenvolve e o armazenamento ocorre numa glândula especializada nas células da planta. Assim, esta planta é ideal para substituir o sal e apresenta até níveis muito mais baixos de sódio. Também, por conter esteróis, ácidos gordos, fibra e minerais como ferro e potássio, é muito mais rica em nutrientes do que o sal. Contudo, mesmo que seja uma planta, o seu consumo deve ser moderado pois há presença de sódio.

A planta pode ser consumida fresca, desidratada, em pó ou cozinhada. Use em qualquer prato desde carne, peixe e até saladas. Uma alternativa saudável que deve incluir na sua alimentação.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard