Descubra o porquê de sentirmos esta pontada forte na zona abdominal.
A origem da expressão dor de burro é desconhecida, mas a dor existe. A mesma caracteriza-se como uma sensação de “facada” ou “cãibra” na zona lateral da barriga, e é sentida especialmente quando praticamos atividades físicas. Clinicamente, esta chama-se “dor abdominal transitória relacionada com o exercício (Exercise Related Transient Abdominal Pain (ETAP)).
Apesar de não haver certezas absolutas sobre a origem da dor, várias teorias têm sido apresentadas para explicar o mecanismo responsável pela mesma. Na maioria dos casos, estas dores têm origem na má oxigenação dos músculos, nomeadamente do diafragma, músculos intercostais e abdominais. Durante o exercício físico o coração não consegue bombear o sangue necessário a tempo de chegar aos músculos, o que faz com que os músculos entrem em subalimentação de sangue e se contraiam, provocando uma dor.
Por outro lado, a dor de burro pode também estar relacionada com a respiração e com as trocas sanguíneas, uma vez que com o esforço o baço e o fígado recebem mais sangue e, consequentemente diminuem o sistema respiratório. Também a má digestão pode provocar a dor de burro.
Existem alguns truques que podem ajudar a diminuir esta “facada abdominal”, como: respirar profundamente durante o exercício físico, comer pelo menos três horas antes da prática do mesmo, evitar comer muito, beber pouca água de cada vez e de forma regular. Algo que também pode ajudar a minimizar a dor é massajar a zona ou dobrar o tronco para a frente de modo a permitir o alongamento do diafragma.
Artigo por Yauri Neto