Sabia que os insetos constituem uma fonte proteica sustentável, são ricos em fibra, vitaminas, minerais e em ácidos gordos essenciais?
Em 2050 seremos 10 biliões de pessoas e fontes proteicas alternativas, além das convencionais de origem animal e vegetal, serão necessárias para atender às necessidades nutricionais da população e que garantam a segurança alimentar. Os insetos comestíveis são então a resposta de futuro, uma vez que são fontes de proteína sustentável e de elevada qualidade nutricional. E já chegaram a Portugal. O Continente – marca líder de retalho alimentar em Portugal – foi a primeira marca a comercializar estes produtos invulgares, após a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) ter autorizado o consumo de sete espécies de insetos no país, entre eles, dois tipos de grilos, dois tipos de larvas, um gafanhoto e um besouro. Foi em agosto de 2021, que o “Continente Food Lab” lançou os primeiros produtos alimentares à base de insetos.
Depois do sucesso das larvas (Tenebrio molitor), chegaram a mais recente novidade da gama Portugal Bugs: os grilos desidratados e temperados. Tasty Crickets é o nome desta novidade, se gosta de sabores elaborados, são três as opções que pode explorar: Ou com Sal marinho, Tomilho e Pimenta ou com Tomate e Orégãos. Podem ser consumidos como snack ou adicionados como topping crocante em saladas, sopas e massas e têm o custo de 4,49€. Dentro desta gama, as barras cruas de insetos (disponíveis em quatro combinações de sabores: chocolate e amêndoa, figo e laranja, maçã e canela, manteiga de amendoim e mel) são as referências com maior número de vendas nas lojas Continente. De notar que estes produtos podem causar reações alérgicas a consumidores com alergia conhecida a crustáceos e produtos derivados e aos ácaros do pó.
Para além de serem considerados uma alimentação equilibrada a nível nutricional, são ainda amigos do ambiente. Sabia que comparada com outras fontes proteicas animais, a produção de insetos tem menor impacto ambiental devido à menor pegada hídrica, menor emissão de gases com efeito de estufa, menor consumo de ração e menor exigência de solo fértil?
Este é o reflexo da aposta constante alimentar deste hipermercado. Um conceito pioneiro em Portugal, que dá a conhecer de uma forma facilitada os produtos mais inovadores e as novas tendências alimentares mundiais. Os produtos “Continente Food Lab” são lançados numa ótica experimental e dinâmica, em que o feedback dos clientes é crucial para que se mantenham nas lojas. A gama Portugal Bugs está disponível nas lojas Continente, nos corner Food Lab. Acreditamos que à primeira vista, poderá ter torcido o nariz, mas acredite que ficará rendida a este snack.
Artigo por Francisca Pinheiro