A vitória face à Alemanha por 2-1 deu às inglesas o primeiro título de campeãs do Europeu Feminino.
Inglaterra jogava em casa e estava preparada para um jogo difícil. Das 13 competições europeias femininas, a Alemanha tinha vencido oito e a Inglaterra zero. Ambas as equipas entregaram aquilo que tinham, mas quem saiu vitoriosa foi a equipa inglesa. A final da Eurocopa Feminina terminou com dois golos da Inglaterra e um da Alemanha.
Na primeira parte do jogo, as inglesas estavam com uma vertente ofensiva mais vincada, mas o resultado permaneceu 0-0. Foi só na segunda parte que a média Ella Toone marcou o primeiro golo pela Inglaterra, aos 62 minutos de jogo.
17 minutos depois, aos 79, a Alemanha conseguiu o empate com um golo da média Lina Magul. Até aos 90 minutos de jogo, nem a equipa inglesa nem a alemã conseguiram marcar mais golos, o que exigiu um prolongamento do encontro.
No prolongamento, as alemãs melhoraram a sua posse de bola e exigiram maior capacidade física das inglesas. Apesar da ofensiva da Alemanha ter melhorado, aos 110 minutos, a avançada Chloe Kelly conseguiu marcar o golo que definiu a vitória para a Inglaterra.
O jogo de dia 31 de julho deu à seleção inglesa o primeiro titulo do Euro e marcou a história do futebol feminino do país. A Inglaterra tinha participado antes em apenas duas das 12 competições europeias de futebol feminino, em 1984 e 2009. Nas duas participações, conseguiu ir à final, mas perdeu contra a Suécia, em 1984, e contra a Alemanha, em 2009. Foi à terceira tentativa, enquanto anfitriã, que conseguiu vencer, em 2022.
O estádio de Wembley estava cheio. Foram registados 87 192 espectadores a assistir à partida. Um recorde na Eurocopa Feminina.
Artigo por Sara Teixeira