Tinha concerto agendado para Portugal em 2023
A cantora brasileira Gal Costa morreu esta quarta-feira, dia 9 de novembro, aos 77 anos. A notícia foi avançada pela assessora de imprensa da artista mas sem revelar as causas.
De acordo com a media brasileira, a artista estava em processo de recuperação após retirar nódulo na fossa nasal, o que, por recomendação médica, a levou a adiar os concertos que tinha agendados até ao final de novembro. Dois deles eram em Portugal, um no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, inicialmente marcado para 15 de novembro e depois reagendado para 12 de abril de 2023, e outro na Casa da Música, no Porto, cuja data nova data, depois de ser descartada a de 20 de novembro, estava por anunciar.
Esta não seria a primeira vez que a cantora atuaria em solo português.
Gal Costa “foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros”, pelas palavras do recente eleito presidente do Brasil, Lula da Silva.
“A brilhante Gal Costa morreu. Outra perda irreparável para a nossa cultura”, escreveu o humorista da Porta dos Fundos, Antônio Tabet
Também o cantor Gilberto Gil lamentou o sucedido. “Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha”, disse.
Conhecida como “Musa da Tropicália” era um dos maiores nomes da história da Música Popular Brasileira.