Aprenda a tirar melhor partido das suas férias.
Antes de mais, vamos deixar claro que somos humanos e não máquinas. Assim sendo, merecemos férias, seja para ir viajar ou ficar fechada em casa a maratonar séries. Quando chega finalmente o merecido descanso, tente abstrair e não estar sempre a pensar em trabalho – mesmo se você for o seu própria chefe.
Lembre-se que, se trabalhar é necessário, descansar é mais ainda. Assim irá evitar correr o risco de desenvolver um quadro de burnout/esgotamento. Até porque de acordo com um estudo da Small Business Prices, Portugal está no topo de uma lista de 26 países europeus cujos trabalhadores sofrem ou correm maior risco de vir a sofrer de burnout.
A New Woman reuniu algumas dicas que a ajudará a ter maior controlo e tirar melhor partido das suas férias.
Boas férias e bom descanso!
Para que desfrute das suas férias sem preocupações, adiante o máximo de trabalho que conseguir. Até porque caso não o faça vai estar o tempo todo a pensar nisso. Caso não consiga despachar tudo, delegue a tarefa a alguém de confiança capaz de o concluir.
Avise os seus colegas, clientes, fornecedores – e até a funcionária das limpezas se for necessário – que vai de férias. Deixe um email automático a informar a sua ausência e indique o contacto do colega com quem poderão entrar em contacto.
Evite cair na tentação de estar sempre agarrado ao telemóvel, mesmo que seja só para tirar uma foto. Pois depois de tirar uma foto ou outra, facilmente cairá na tentação de sair da aplicação da câmara e ir espreitar emails. Com isto não estamos a dizer para desligar o telemóvel e ficar completamente incontactável. Limite o tempo em que vai estar online. Não leve o portátil consigo de férias. Leve antes uma câmara fotográfica.
Artigo por Yauri Neto