Alguns exercícios para implementar na sua rotina diária para ficar com uma barriga mais lisa.
A barriga é uma das partes do corpo em que se ganha gordura com maior facilidade. Se por acaso, isso é algo que a incomoda, uma alimentação equilibrada e treinos que exercitam a zona abdominal são o melhor em que pode apostar.
É de realçar que nada é milagroso e que a genética influencia, em parte, os lugares onde o nosso corpo vai acumular a gordura. Varia muito de pessoa para pessoa e os exercícios que podem ajudar umas, podem não ajudar tanto outras. O que é certo é que não existe solução que não se baseie no esforço e na persistência.
É importante que entenda a diferença entre perda de gordura acumulada na barriga (gordura visceral) e a tonificação abdominal. No primeiro caso, falamos da queima da massa adiposa. No segundo, falamos de fortalecimento do músculo. Nada a impede de querer ambas, mas perceba que são momentos diferentes. Um exemplo são os famosos abdominais. Estes servem para fortalecer a parede abdominal e não para reduzir medidas.
Para perder a gordura abdominal indesejada:
É difícil indicar um exercício que seja utilizado exclusivamente para perder gordura localizada na barriga. No caso, o exercício aeróbico provoca a queima de gordura, mas no corpo todo. Quando faz parte de uma rotina de treino é bastante provável que se veja a composição corporal a mudar e, por consequência, menos gordura visceral. Este tipo de exercício pode ser feito em qualquer lugar, correr é um exemplo de exercício aeróbico. Segundo o Hospital dos Lusíadas, uma corrida quando é feita com intensidade e, no mínimo, 3 vezes por semana, elimina mais gordura abdominal de que os exercícios de resistência como a musculação.
HIIT é a sigla inglesa para High-Intensity Interval training (treino intervalar de alta intensidade). Esta técnica combina o exercício aeróbico com o treinamento de força num treino rápido e eficaz. O HIIT promove a perda de gordura corporal, mas também o aumento da massa magra no corpo. Se fizer entre 3 a 4 vezes por semana um treino destes, serão notórias as diferenças no seu corpo.
Se para além de querer perder gordura visceral quiser secar a barriga, terá também de praticar alguns exercícios anaeróbios. Estes são três exercícios que mais ajudam a trabalhar a região abdominal. Avalie o número de série que vai precisar e que pode fazer com a ajuda de um profissional.
1º exercício – A famosa prancha
Deite-se de barriga para baixo e apoie os antebraços e a ponta dos pés no chão, mantendo o corpo esticado. Tente aguentar nesta posição por pelo menos 1 minuto.
1º exercício
Sente-se na ponta de uma cadeira e apoie as mãos na zona lateral e levante levemente as pernas, mas com a força do abdómen.
2º exercício
Deitada de barriga para cima, coloque o pé esquerdo em cima do joelho da perna direita. A mão esquerda é para ficar deitada ao longo do corpo e a direita é para ficar atrás da cabeça. Com a mão a sustentar o peso do corpo, leve o cotovelo em direção ao joelho esquerdo
3º exercício
Deitada de barriga para cima, levante uma perna de cada vez e mantenha-a numa posição de 90 graus durante 10 segundos.
Fazer pilates pode contribuir para que haja uma redução da circunferência abdominal. Através da mecânica respiratória e de exercícios que recrutam os músculos abdominais, é possível perder barriga com esta atividade. Devido aos riscos associados ao concretizar as posições de pilates de forma errada, aconselha-se vivamente a procurar aulas próprias de e a não as tentar fazer sozinha em casa. É de notar que é necessário haver um equilíbrio nutricional, não ingerindo mais do que o seu gasto calórico com o exercício físico. Para entender melhor como pode alcançar este equilíbrio, converse com um nutricionista e com o seu professor de pilates.
Existem muitas outras formas que podem ajudar a perda de gordura abdominal que tanto envolvem a prática de atividade física como um estilo de vida mais saudável. Nunca descurando nenhum dos dois, é possível, sim, conseguir uma barriga lisa. Perceba antes o motivo pelo qual quer chegar a esse objetivo e se for realmente por si, avance. Lembre-se sempre de não comparar a sua evolução à de outras mulheres nem acreditar que a barriga define o seu valor. Trabalhar em prol de algum objetivo só serve se nos formos sentir melhor e para isso deve-se também respeitar os limites do corpo. Muitas das vezes, o exercício em excesso pode prejudicar a musculatura e o nosso emocional pode retardar o processo.
Artigo por Sara Teixeira