Portugal enfrenta as Campeãs em título no segundo encontro no campeonato europeu.
Depois do empate de 2-2 com a Suíça, as jogadoras portuguesas têm agora jogo marcado com a equipa dos Países Baixos. A partida terá início às 20h no estádio Leigh Sports Village, em Wigan & Leigh, na região de Manchester, Inglaterra. Este jogo pode definir as equipas que se vão manter na corrida para a conquista do título. Só as duas equipas com mais pontos do grupo é que passam para os quartos de final.
Tanto Portugal como os Países Baixos partem com um ponto, uma vez que, ambas empataram no primeiro jogo do Euro Feminino. Portugal 2-2 com a Suíça e Países Baixos 1-1 com a Suécia. Este resultado abre a possibilidade de a qualificação no grupo ser apenas decidida na última jornada.
Portugal assume dificuldade no jogo. Vai enfrentar a seleção holandesa, quarta classificada do ranking da FIFA, vencedora da edição de 2017. No apuramento para o Mundial de 2015, Portugal perdeu em casa por 7-0 contra as neerlandesas. Se não levarem pontos desta partida ficam numa situação complicada, porque, no domingo o jogo é contra a Suécia, a segunda do ranking mundial.
Em relação ao 11 de Portugal, não se prevê que Francisco Neto, treinador da Seleção, promova muitas alterações. Kika Nazareth, já restabelecida da doença, pode entrar para o lugar de Ana Borges.
No que toca às adversárias, já existem quatro baixas na equipa. A guarda-redes Sari van Veenendaal, lesionou-se, a média Jackie Groenen e a avançada Vivianne Miedema, testaram positivo à covid-19 e a central Aniek Nouwen, também se lesionou no jogo de estreia.
Esta é a segunda vez que Portugal participa no Campeonato Europeu de Futebol feminino – está no grupo C a par da Suíça, dos Países Baixos e da Suécia. Só as duas equipas com mais pontos do grupo é que passam para os quartos de final.
Artigo por Sara Teixeira