Um estudo realizado por investigadores do Canadá revelou que ouvir música reduz a perceção da dor. E há um género musical que produz um efeito ainda mais eficaz.
O estudo realizado por investigadores da Universidade McGill, em Montreal, concluiu que a música tem um efeito analgésico e ajuda a reduzir a perceção da dor. A investigação verificou que as respostas emocionais criadas pela música são muito relevantes e o tipo de música influencia já que, a mais emotiva, tocante e melancólica tem um efeito ainda maior.
Para se chegar a estas conclusões, reuniu-se 63 voluntários num laboratório de experiências de uma universidade e, a todos eles, foi-lhes colocado no braço esquerdo um dispositivo que aquecia dando uma sensação quente. Em simultâneo ouviam duas das suas músicas preferidas. A par disso, foi pedido a cada voluntário que escolhe-se uma das sete músicas relaxantes selecionadas pelos investigadores. Numa terceira experiência, fez-se uma mistura de três músicas com a música relaxante e as duas músicas favoritas.
Darius Valevicius é o principal autor do estudo e explica que as músicas favoritas dos participantes têm um efeito de redução da dor em cerca de um ponto numa escala de 10. Mas, se a música tocada fosse mais emotiva, os resultados foram ainda mais impressionantes. Assim, a evidência é de que a música é mais do que uma distração ou experiência agradável. A música tem mesmo o poder de atenuar a dor.