A medida foi anunciada pela Sonae Sierra mediante o panorama atual.
Os centros comerciais aguçam o espírito natalício e são dos primeiros a relembrar que caminhamos em direção ao Natal. No início de novembro já se começa a ver a decoração natalina espalhada aqui e ali pelos corredores com árvores entre lojas e luzes crescentes, mas a campanha “energia positiva”, lançada pela Sonae Sierra vem reduzir o gasto de energia nesta época festiva. Este ano, a quantidade de luzes de Natal será reduzida e ficarão apagadas durante o horário diurno até às 18h00.
“Na Sierra, a optimização contínua da gestão de recursos sempre foi uma prioridade. A crise energética que a Europa enfrenta neste momento, leva-nos a implementar medidas que permitam reforçar ainda mais a redução dos consumos energéticos dos centros que gerimos. Deste modo, mitigamos o impacto da escassez de recursos e o aumento dos preços, seguindo em linha com as recomendações dos governos e agências reguladoras do sector energético”, justifica Cristina Santos, Directora Executiva da área de Property Management da Sierra, em comunicado.
Entre as medidas adotadas estão a redução do consumo energético do ar condicionado, redução da iluminação do centro após o horário de funcionamento ou em períodos de menor tráfego, bem como a redução da iluminação decorativa. A totalidade da iluminação natalícia este ano também será de alta eficiência, ou seja, LED.
A sustentabilidade não é algo novo na Sonae, que há mais de duas décadas a implementa como parte integrante da sua estratégia de negócio. Esta é uma das ferramentas que permitiram que, só em 2021, a Sierra tenha evitado 12,3 milhões de euros em custos com energia devido à aplicação de medidas de ecoeficiência.