Foi caindo em desuso ao longo dos anos, mas está a voltar à moda.
Em 2022, os trendy hats surgem com um objetivo bastante prático. Aliás, bem mais prático do que nos icónicos chapéus dos filmes dos anos 60. Um pragmatismo que chega de forma igualmente arrojada.
O artigo, cujo nome deriva da palavra francesa chapeau, foi caindo em desuso ao longo dos anos. No entanto, a arte da chapelaria está intimamente ligada às tradições europeias, incluindo as portuguesas. As primeiras fábricas nacionais de chapéus surgiram em São João Madeira, no concelho de Aveiro, no século XIX.
Nos últimos anos, existem cada vez mais projetos de autor a trabalhar com este acessório em Portugal. Em simultâneo, várias marcas de vestuário de diversos segmentos têm dado destaque aos chapéus, incluindo as de alta costuram que os mostram nas passarelas. Se muitos consideravam antiquado usá-lo, algo que tem vindo a mudar.
Um dos motivos desta mudança tem a ver com as inúmeras possibilidades que oferece, adaptadas a todos os gostos. Dos chapéus cowboy aos bucket hats, existem modelos que representam um regresso ao passado, enquanto bonés mais trendy, por exemplo, surgem com um visual mais atual.
Artigo por New Woman