Está a hidratar o cabelo de forma correta? Se calhar não

Há nova camisola à prova de breakups. E é portuguesa
14 de Fevereiro, 2023
As botas de desenho animado que estão a viralizar nas redes sociais
15 de Fevereiro, 2023

Está a hidratar o cabelo de forma correta? Se calhar não

Falámos com a hairstylist Joana Freitas, especialista em cabelo encaracolado, que nos explicou a sequência que melhor hidrata os fios e desmentiu ainda mitos urbanos.

Lavar o cabelo durante o banho é uma atividade quase tão intuitiva como beber água. Mas, no que toca a hidratação, o conhecimento não é tão óbvio, embora pareça. Sabia que, depois do champô, primeiro utiliza-se a máscara de cabelo e só posteriormente o condicionador?

De acordo com a hairstylist Joana Freitas, o passo que encabeça o topo da sequência é o champô, porque vai abrir as cutículas e higienizar profundamente os fios e o couro cabeludo. A especialista em cabelos encaracolados chama ainda à atenção que o correto é replicarem-se movimentos circulares, que irão ajudar a ativar a circulação. Para isso deve recorrer-se à ponta dos dedos e pôr de lado as unhas, uma vez que poderão ferir.

O segundo passo é a máscara. Sim, leu bem. Contrariamente ao que se julga recorrentemente, a máscara antecede o condicionador. Porquê? Segundo a cabeleireira, independentemente de ser uma máscara de hidratação, nutrição ou reconstrução, a sua função passa por aproveitar as cutículas que foram abertas pelo champô e atirar as propriedades benéficas.

De seguida é que se utiliza o condicinador, uma vez que a sua missão é fechar a cutícula, até então aberta, e “guardar o tratamento que se fez com a máscara dentro do fio”.

Mitos que a hairsyilist desconstruiu:

“Às vezes as clientes pensam que têm de usar só o champô e a máscara ou o champô e o condicionador. Acham que quando usam a máscara não precisam de usar o condicionador ou vice-versa, não é verdade”, afirmou Joana Freitas. “Sempre que usar a máscara tem que selar usando o terceiro passo, o condicionador”.

Questionada sobre a teoria de senso comum de que a máscara não é para ser usada todos os dias porque em excesso prejudica, por contraste ao condicionador que pode usar-se diariamente, a cabeleireira disse que esta é “mais uma ideia errada”.

Joana justificou que só se utiliza uma vez por semana se forem determinadas máscaras destinadas para algum tipo de tratamento capilar, onde essa condição é recomendada. Mas, máscaras de hidratação e nutrição “podem ser usadas sempre”, disse, acrescentando que é também obrigatório o condicionador.

Artigo por Catarina Brazão

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard