Com as temperaturas baixas, a garganta pode começa a dar sinais de inflamação e dor e nós só pensamos em beber algo quente como os chás. E se lhe disséssemos que para aliviar a dor devemos é apostar no frio? Leia o artigo e saiba mais.
Assim que surge o primeiro sinal de dor de garganta já sabemos que estamos a ficar doentes. Assim, a primeira coisa a fazer é proteger a zona do pescoço do frio e preparar refeições e bebidas quentes de forma a eliminar a inflamação da garganta. Sempre ouvimos dizer para nos afastarmos do frio assim que começamos a ficar constipados e claro, a garganta quer a máxima distância de alimentos frescos. Mas, especialistas dizem precisamente o contrário. Confusa? Nós explicamos.
“Optar por bebidas quentes quando se tem uma inflamação na garganta é contraproducente. Se temos uma inflamação, o que devemos fazer é colocar uma substância que seja anti-inflamatória. Aquilo que é anti-inflamatório é o frio. O quente é pró-inflamatório”, explica Leonel Luís, otorrinolaringologista no Grupo Lusíadas, como citado da CNN Portugal. “Gargarejar com água fria quando temos a garganta inflamada é bom. Se tivermos uma lesão na gengiva, bochecha ou língua, fazer isto também vai ter um efeito anti-inflamatório, reduzir a inflamação e a dor.”, acrescenta o especialista.
No entanto, quando temos a garganta inflamada e sentimos a arranhar ou até mesmo a doer, temos dificuldade em engolir e é necessário apostar em alimentos com efeitos calmantes. O mel ou infusões de limão ou gengibre são ótimos para reduzir a inflamação. Além disso, quando a garganta está comprometida tendemos a preferir alimentos de consistência mole e alimentos líquidos pois são mais fáceis de engolir. Purés de fruta, purés de legumes e sopas são os alimentos mais consumidos quando estamos a recuperar da garganta.