Para que consiga ter um sono tranquilo é importante ter em conta que o colchão onde dorme tem de ser de qualidade. Siga estas dicas para que escolha o colchão ideal para si.
Todas amamos o conforto de um bom colchão. É meio caminho andado para que consiga dormir melhor. A qualidade do sono tem de ser uma prioridade e por isso, é importante que tenha um colchão que se enquadre nas suas necessidades. E com tantos tipos de colchões torna-se uma tarefa difícil proceder à escolha de um colchão. Nós damos uma ajuda.
Para casais
Se sofre com os movimentos que o seu parceiro faz ao virar-se durante a noite e por isso, tende a acordar, a melhor opção são os colchões com espuma de memória. Em relação à firmeza do colchão, como partilha a sua cama deve optar por uma firmeza média. E se costuma ter calor durante a noite procure colchões que promovam o fluxo do ar.
Caso não consiga entrar em consenso com o seu parceiro em relação na escolha de um colchão com as caraterísticas que considera ideais, opte por um colchão dividido. Ou seja, são dois colchões individuais que podem ser encostados na cama.
Para quem sofre de alergias
Nariz entupido, olhos a lacrimejar e cabeça pesada são alguns dos sintomas de alergia que a impedem de dormir bem. Por vezes, esses sintomas surgem devido à acumulação de ácaros ou pelos de animais no seu colchão. Outra causa poderá ser o tipo de material de que é feito o colchão. Evite colchões de látex e lã já que são os que provocam mais alergias.
Prefira os colchões feitos de espumas não tóxicas e de algodão orgânico. Além disso, use sempre uma cobertura no seu colchão e lave com frequência de forma a diminuir as suas alergias.
São vários os sinais que deve estar atenta:
-Quando o colchão está deformado ou tem áreas danificadas;
-Quando acorda com dores nas costas e pescoço com frequência;
-Quando acorda cansada e com a sensação de não ter tido um sono tranquilo;
Contudo, recomenda-se a troca do colchão a cada 8 anos.