Entrevista de emprego: saiba como vestir-se de forma profissional sem fugir ao seu estilo

IMPERDÍVEL. Visite Milão por menos de 20€  
4 de Janeiro, 2023
Quer treinar e não tem motivação? Descubra 5 truques para usar em 2023
4 de Janeiro, 2023

Entrevista de emprego: saiba como vestir-se de forma profissional sem fugir ao seu estilo

Profissional mas sem nunca perder a sua essência – esse é o objetivo, mas não se esqueça de quem estará do outro lado da mesa.

De acordo com vários estudos, cerca de 90% da informação que transmitimos é através da comunicação não verbal, tornando a nossa aparência num grande fator-chave no que toca a primeiras impressões. Embora um bom aspeto físico não deva ser requisito principal na maior parte dos empregos, é inevitável que um cabelo bem cuidado, ou uma peça de roupa que a favoreça, influencie diretamente a ideia que os outros vão construir de si.

Eva Porto, psicóloga especializada em recursos humanos, veio ao socorro dos recém-chegados ao mercado de trabalho e deu algumas dicas sobre como arrasar nas próximas entrevistas de emprego:

Imagem cuidada e limpa

Tal como no nosso dia a dia, é importante que as roupas escolhidas estejam em bom estado, passadas a ferro e, pelo menos, limpas.

Adaptar a roupa à empresa ou cargo

Mais conservadora, mais descontraída ou uma mistura entre os dois – a verdade é que cada empresa possui a sua personalidade e, consequentemente, procurará quem se identifique com ela. Para isso, é importante que a roupa seja apropriada consoante a empresa, ou cargo profissional. Uma pesquisa no Google, ou simples perguntas a pessoas que já exerçam a profissão que procura, podem ajudar muito neste processo. Os três estilos que mais encontrará são os seguintes:

Profissional formal ou de negócios
  • Bancos, seguros, consultoria ou finanças.
  • Possíveis looks: saia ou fato escuro, vestido formal ou saia à altura do joelho com blusa e uns sapatos fechados, normalmente sabrinas ou saltos.
  • Cores: azul, preto, cinza e branco ou cores neutras.
Casual de negócios
  • Maioria das empresas que procura dar uma imagem mais fresca e jovem.
  • Possíveis looks: um fato combinado com uma malha fina e uns ténis mais sofisticados. Calças sociais, chinos, saias lápis ou boca de sino, para a parte de baixo, e camisas, camisolas, blazers e trench coats para a parte de cima.
  • Cores: tons claros ou pastéis, e padrões com quadrados ou riscas.
Casual ou smart business casual
  • Startups, empresas de tecnologia e algumas que queiram dar uma imagem mais moderna e atualizada.
  • Possíveis looks: calças de ganga escuras com uma camisa de manga curta ou longa, conjugadas com ténis ou botas. Os looks são mais casuais mas evite calças de fato treino.
  • Cores: qualquer cor ou padrão.

Sinta-se confortável e segura com a sua escolha

Agradar à empresa onde se quer trabalhar é o objetivo final contudo, lembre-se que também é importante que se sinta confortável com o que está a vestir:

  • Priorize as roupas que a fazem sentir bem e brinque com as outras para passar uma imagem mais ou menos formal. Se, por exemplo, só se sente bem com sapatilhas ou jeans, também pode usá-los no business casual, mas combiná-los com outras roupas mais formais como um blazer ou uma camisa formal, um fato ou sapatos elegantes. O importante é que o resultado final mantenha o nível de profissionalismo transmitido pela empresa que o entrevista.
  • Lembre-se que ‘menos é mais’ no que toca a vestir-se para uma entrevista.

Artigo inspirado por Elle Espanha.

Ver mais sobre Fashion aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard