É moda ou os produtos sem glúten são mesmo mais saudáveis? Saiba a resposta

A marca de cereais FITNESS® lança uma nova campanha de sensibilização para a luta contra o cancro da mama
19 de Outubro, 2023
Não sabe como lidar com a solidão e deseja viver uma vida mais plena e feliz? Siga os conselhos da LELO
19 de Outubro, 2023

É moda ou os produtos sem glúten são mesmo mais saudáveis? Saiba a resposta

sem glúten

Os produtos sem glúten começaram a surgir no mercado e estão a ser cada vez procurados por serem considerados mais saudáveis. Mas será mesmo assim, ou é apenas uma moda? 

É comum ouvirmos pessoas a decidirem retirar por completo o glúten da sua vida. Mas porquê? As razões passam essencialmente por o glúten ser considerado um inimigo que não faz bem à saúde. É apontado como o responsável por problemas intestinais e há quem alegue que pode provocar outras doenças. Será que devemos abolir o glúten da alimentação? Vamos descobrir.

O glúten é uma proteína presente em cereais como o trigo, centeio e cevada e muitas pessoas são intolerantes ou até mesmo alérgicas. Assim, muitas pessoas decidem por iniciativa própria deixar de consumir alimentos que contêm esta proteína por considerarem que têm sintomas relacionados com a ingestão do glúten. Porém, procuram substituir alimentos que contêm a proteína por versões sem glúten. Segundo Ana Rita Lemos, nutricionista no Hospital Lusíadas Lisboa, essas versões não são saudáveis.

sem gluten

A nutricionista explica que “a maioria dos equivalentes sem glúten apresenta níveis de açúcar e gordura mais elevados do que os produtos alimentares convencionais com glúten”. E acrescenta “os alimentos sem glúten são tendencialmente mais pobres em ferro e em vitaminas do complexo B, que são importantes, por exemplo, para a produção de energia e para a saúde do sistema nervoso”. E se uma pessoa tiver doença celíaca, que não pode consumir nada com glúten?

Mesmo se tiver a doença, não deve optar por versões designadas sem glúten. O melhor a fazer é consumir alimentos que naturalmente não contenham a proteína tais como, o arroz, leguminosas, farinha de alfarroba, quinoa, batata, etc. Assim sendo, a nutricionista Ana Rita Lemos conclui: “sem diagnóstico de doença celíaca ou sensibilidade não celíaca ao glúten, consumir produtos sem glúten não acrescenta nada e a ideia de que é mais saudável ou emagrece, não passa de um mito”. Por isso, caso suspeite de sintomas relacionados com o consumo de glúten, consulte um médico.

Leia mais artigos sobre Gastronomia aqui.

 

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard