Doenças que afetam mais as mulheres do que os homens

Saiba quem são os ícones de estilo mais influentes
21 de Outubro, 2022
Ciclo de cinema especial chega a Lisboa para transmitir filmes dos anos 70
21 de Outubro, 2022

Doenças que afetam mais as mulheres do que os homens

Conheça algumas das doenças que são mais frequentes nas mulheres.

Apesar de as mulheres serem mais cuidadosas com a saúde do que os homens, são elas as mais afetadas por algumas doenças.

As principais razões prendem-se com questões biológicas, psicológica e genética. Ainda assim, seja homem ou mulher, é muito importante fazer um check-up completo, uma vez por ano.

Conheça algumas das doenças que são mais frequentes nas mulheres.

ALZHEIMER

Num estudo realizado em 2017, por uma equipa da Universidade de Coimbra, recorrendo a ratinhos de meia-idade, verificou-se que as fêmeas apresentavam uma redução de uma hormona sexual no cérebro, mais precisamente o estrogénio. Por sua vez, com o avançar da idade, essa mesma redução de estrogénio pode promover a neuro-degeneração, disfunção cognitiva, morte neuronal e doença de Alzheimer.

DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Distúrbios alimentares como bulimia, anorexia e ortorexia são doenças que afetam mais as mulheres do que os homens. As principais causas apontadas para este tipo de distúrbios prendem-se com razões de ordem biológica, psicológica, genética, assim como a pressão social. Estes surgem principalmente na adolescência e juventude. Ainda assim, existem também casos de distúrbios alimentares no sexo masculino e em idade adulta.

PROBLEMAS DE TIROIDE

De acordo com a American Thyroid Association, a probabilidade de as mulheres desenvolverem problemas de tiroide é 5 a 8 vezes superior aos homens. Em Portugal, as doenças relacionadas com esta glândula afetam cerca de 10% da população e manifestam-se de várias formas.

CANCRO DE MAMA

Durante muitos anos, o cancro da mama sempre foi associado as mulheres. Todavia, já é sabido que os homens também podem ter cancro de mama. Ainda assim, a doença tem uma frequência muito maior em mulheres. Com o passar dos anos, a possibilidade de desenvolver cancro de mama é maior, principalmente após os 40 anos.

INFEÇÃO URINÁRIA

A infecção urinária afeta consideravelmente mais as mulheres. Isso acontece porque a uretra feminina é muito menor do que a masculina, o que facilita a entrada de bactérias.

Artigo por Yauri Neto

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard