Conheça algumas das doenças que são mais frequentes nas mulheres.
Apesar de as mulheres serem mais cuidadosas com a saúde do que os homens, são elas as mais afetadas por algumas doenças.
As principais razões prendem-se com questões biológicas, psicológica e genética. Ainda assim, seja homem ou mulher, é muito importante fazer um check-up completo, uma vez por ano.
Conheça algumas das doenças que são mais frequentes nas mulheres.
Num estudo realizado em 2017, por uma equipa da Universidade de Coimbra, recorrendo a ratinhos de meia-idade, verificou-se que as fêmeas apresentavam uma redução de uma hormona sexual no cérebro, mais precisamente o estrogénio. Por sua vez, com o avançar da idade, essa mesma redução de estrogénio pode promover a neuro-degeneração, disfunção cognitiva, morte neuronal e doença de Alzheimer.
Distúrbios alimentares como bulimia, anorexia e ortorexia são doenças que afetam mais as mulheres do que os homens. As principais causas apontadas para este tipo de distúrbios prendem-se com razões de ordem biológica, psicológica, genética, assim como a pressão social. Estes surgem principalmente na adolescência e juventude. Ainda assim, existem também casos de distúrbios alimentares no sexo masculino e em idade adulta.
De acordo com a American Thyroid Association, a probabilidade de as mulheres desenvolverem problemas de tiroide é 5 a 8 vezes superior aos homens. Em Portugal, as doenças relacionadas com esta glândula afetam cerca de 10% da população e manifestam-se de várias formas.
Durante muitos anos, o cancro da mama sempre foi associado as mulheres. Todavia, já é sabido que os homens também podem ter cancro de mama. Ainda assim, a doença tem uma frequência muito maior em mulheres. Com o passar dos anos, a possibilidade de desenvolver cancro de mama é maior, principalmente após os 40 anos.
A infecção urinária afeta consideravelmente mais as mulheres. Isso acontece porque a uretra feminina é muito menor do que a masculina, o que facilita a entrada de bactérias.
Artigo por Yauri Neto