O dióspiro é um fruto muito apreciado no outono e está repleto de nutrientes. Conheça todos os seus benefícios e privilegie o consumo deste alimento de excelência.
Encontra a versão mole ou a versão mais dura à venda e independentemente da escolha que faça, ambos os tipos de dióspiro estão cheios de nutrientes. Este fruto tem uma textura que varia entre a gelatinosa e a mais firme sendo mais consumido na época mais fria. Não há como não gostar deste fruto doce rico em vitamina A, caroteno e potássio.E porque é que é considerado um fruto de excelência?
Segundo a nutricionista Beatriz Vieira, como citado pela CNN Portugal, o dióspiro possui um elevado teor de taninos com propriedades antioxidantes e é também, uma fonte de fibra, importante para promover a sensação de saciedade e para regular o trânsito intestinal. Contudo, a nutricionista alerta que este fruto deve ser consumido com conta peso e medida já que possui muito açúcar. Uma porção deste fruto corresponde a um terço ou metade de dióspiro, adianta a especialista. Isto porque, um dióspiro inteiro oferece mais de 30 gramas de açúcar.
Rico em vitamina C
O dióspiro é uma excelente fonte de vitamina C que é fundamental para o sistema imunológico. A vitamina protege contra infeções e fortalece as defesas do organismo.
Melhora a visão
A vitamina A presente no dióspiro é essencial para a saúde dos seus olhos já que, previne problemas de visão.
Rico em minerais
Minerais como o potássio e o manganês são excelentes para a nossa saúde. O potássio contribui para a regulação da pressão arterial e para o funcionamento adequado do coração e dos músculos. Já o manganês ajuda na formação óssea, na coagulação do sangue e no metabolismo dos nutrientes.
Contribui para uma pele saudável
Os antioxidantes presentes no alimento ajudam a proteger a pele de danos causados pelos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento. Além disso, a vitamina C que este contém estimula a produção de colagénio contribuindo para uma pele mais firme e saudável.