Diga adeus à humidade em casa

Kits especiais para o Dia dos Namorados
24 de Janeiro, 2023
Exponoivos® premium está de volta
24 de Janeiro, 2023

Diga adeus à humidade em casa

Sente que a humidade em sua casa aumentou consideravelmente este ano? Isto justifica-se por estarmos a passar por um fenómeno onde além de existir uma maior quantidade de vapor de água na atmosfera, as temperaturas dos meses de dezembro e janeiro estiveram acima do habitual.

Saiba quais as soluções para promover um clima interior confortável

A chegada do inverno implica também o regresso do tempo frio e chuvoso. As casas portuguesas, cuja construção é pobre no isolamento, tendem a apresentar, de forma bastante visível, problemas causados pela humidade e condensação. A condensação é o fenómeno que consiste no encontro entre o ar quente e/ou húmido com uma superfície fria (chão, portas, janelas) sendo visível, por exemplo, no espelho da casa de banho após um duche quente. No inverno, a condensação, que pode escalar para humidade, ocorre com mais frequência, uma vez que a diferença entre o clima interior e o exterior é mais elevado, por estar quente no interior e muito frio no exterior.

Este ano, tem vindo a confirmar-se a existência de mais humidade, devido não só a uma maior quantidade de vapor de água existente na atmosfera, mas também de um aumento, acima do habitual, das temperaturas (mais 2.76º graus) nos meses de dezembro e janeiro. E, a humidade em excesso, além de tornar as casas desconfortáveis, pode ser prejudicial à saúde, potenciar o cheiro a mofo, a criação de bolor e o aparecimento de manchas nas paredes.

Dicas para evitar a humidade em casa: 

Abra as janelas com mais frequência

O conforto climático de uma casa traduz-se tanto nas temperaturas amenas das divisões, como na boa renovação do ar, que deve ser feita com alguma regularidade (no mínimo, quatro vezes por semana, entre 10 a 15 minutos). 

Se o tempo não estiver frio no exterior, opte por abrir as janelas mais vezes e durante mais tempo para melhorar a ventilação do espaço. Ao ter as janelas abertas, promove o arrefecimento das paredes e da temperatura interior, prevenindo o aparecimento de condensação. 

Assegure-se de que a sua casa tem um bom isolamento térmico
A existência de um clima interior confortável, com temperatura amena e adequada à estação do ano, pode reduzir a probabilidade do aparecimento de humidade. Além disso, assegure a eficiência energética da casa, através de um bom isolamento nas paredes e da instalação de janelas que oferecem um melhor desempenho térmico, para que o calor não se dissipe das divisões, certamente prevenirá o aparecimento de humidade.

Isole as divisões mais húmidas
No caso dos espaços onde é mais propício o desenvolvimento de humidade, opte por isolar a divisão, fechando as portas e janelas, para que a condensação não se alastre para o resto da casa. Por exemplo, mantenha as portas fechadas ao cozinhar e ao tomar banho, arejando, se possível, essas divisões no final. 

VELUX, marca líder em janelas de telhado, que para além de pensar e desenhar cuidadosamente os seus produtos, também oferece soluções tecnológicas inteligentes, como é o caso da aplicação VELUX ACTIVE. Através deste sistema, que pode ser controlado por voz, é possível monitorizar todos os equipamentos VELUX, como janelas de telhado, cortinas e estores. Esta tecnologia proporciona uma maior facilidade aos utilizadores e ajuda a criar um ambiente interior mais confortável no inverno. 

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard