Dicas para poupar na iluminação de Natal

Conheça os benefícios associados aos brinquedos dos seus filhos
17 de Novembro, 2022
Sabia que as Marchas Populares de 2023 já têm tema?
17 de Novembro, 2022

Dicas para poupar na iluminação de Natal

A Selectra fez um estudo sobre qual será o aumento que as luzes natalícias trarão ao orçamento dos consumidores.

Falta pouco mais de 1 mês para o Natal e é por esta altura que vários portugueses começam a decorar as suas casas a preceito. O problema para este ano é que as faturas da luz estão cada vez mais elevadas e as decorações podem sair bastante caras. A escolha “errada” do tipo de luzes decorativas pode aumentar cerca de 40 vezes mais o custo das suas faturas de energia!

Como todas as casas têm o direito de celebrar o verdadeiro espírito natalício, a Selectra – especialista em energia – fez as contas e revela como decorar sem ter um grande impacto nas despesas mensais.

Quais as luzes mais económicas?

No momento de escolher as luzes de natal, para decorar a sua casa, existem dois elementos importantes a ter em conta, que são o número de watts (w) e o tipo de lâmpada.

O número de watts corresponde à potência que as lâmpadas vão usar durante o consumo. Ou seja, quanto maior for o número, maior será o custo de energia.

Relativamente ao tipo de lâmpada, o ideal será escolher as que utilizam luzes LED económicas porque as lâmpadas convencionais terão um impacto forte no seu orçamento.

Exemplo:

Imagine que tem 2 conjuntos de luzes de natal, um para enfeitar a árvore e outro para o exterior, e que os acende a meio do mês de novembro e só os guarda no dia 6 de janeiro. Estes serão os preços que pagará, se mantiver as luzes ligadas 24 horas por dia durante esse período:

Para estes cálculos, a Selectra usou os preços base de uma única tarifa de eletricidade do mercado livre, o que significa que estes valores podem divergir dependendo da comercializadora e do tipo de contrato que assinou. Independentemente desses fatores, a diferença entre as luzes LED e as ditas tradicionais pode ultrapassar os 40€ no período das horas de vazio (8h00 – 22h00).

Conclui-se assim que, se ainda não decorou a sua casa, então a Selectra recomenda que use as luzes LED. Caso já tenha a sua casa em modo natalício, aqui seguem algumas dicas para poupar na fatura da luz durante a temporada natalícia.

  1. Estabeleça um horário para ligar as luzes de Natal;

Defina as horas para ter as luzes acesas (podendo contar para isso com a ajuda de um temporizador) e aproveite o período em que a luz é mais barata (22h00 – 8h00), caso tenha uma tarifa bi-horária.

  • Escolha a iluminação decorativa de forma estratégica;

Se já tem a árvore de Natal iluminada, então pode ter outro tipo de decorações para o exterior que não impliquem mais sets de luzes a aumentar o peso da sua fatura de eletricidade.

  • Pense além da iluminação;

Existem inúmeros elementos decorativos à sua disposição e que não implicam iluminação. Pinhas, musgo ou o típico azevinho, dão alegria à sua casa e não têm um custo adicional para além da compra inicial.

  • Guarde as luzes de Natal com cuidado.

Os aparelhos em mau estado de conservação têm a tendência a consumir mais energia e por

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard