A Selectra fez um estudo sobre qual será o aumento que as luzes natalícias trarão ao orçamento dos consumidores.
Falta pouco mais de 1 mês para o Natal e é por esta altura que vários portugueses começam a decorar as suas casas a preceito. O problema para este ano é que as faturas da luz estão cada vez mais elevadas e as decorações podem sair bastante caras. A escolha “errada” do tipo de luzes decorativas pode aumentar cerca de 40 vezes mais o custo das suas faturas de energia!
Como todas as casas têm o direito de celebrar o verdadeiro espírito natalício, a Selectra – especialista em energia – fez as contas e revela como decorar sem ter um grande impacto nas despesas mensais.
Quais as luzes mais económicas?
No momento de escolher as luzes de natal, para decorar a sua casa, existem dois elementos importantes a ter em conta, que são o número de watts (w) e o tipo de lâmpada.
O número de watts corresponde à potência que as lâmpadas vão usar durante o consumo. Ou seja, quanto maior for o número, maior será o custo de energia.
Relativamente ao tipo de lâmpada, o ideal será escolher as que utilizam luzes LED económicas porque as lâmpadas convencionais terão um impacto forte no seu orçamento.
Exemplo:
Imagine que tem 2 conjuntos de luzes de natal, um para enfeitar a árvore e outro para o exterior, e que os acende a meio do mês de novembro e só os guarda no dia 6 de janeiro. Estes serão os preços que pagará, se mantiver as luzes ligadas 24 horas por dia durante esse período:
Para estes cálculos, a Selectra usou os preços base de uma única tarifa de eletricidade do mercado livre, o que significa que estes valores podem divergir dependendo da comercializadora e do tipo de contrato que assinou. Independentemente desses fatores, a diferença entre as luzes LED e as ditas tradicionais pode ultrapassar os 40€ no período das horas de vazio (8h00 – 22h00).
Conclui-se assim que, se ainda não decorou a sua casa, então a Selectra recomenda que use as luzes LED. Caso já tenha a sua casa em modo natalício, aqui seguem algumas dicas para poupar na fatura da luz durante a temporada natalícia.
Defina as horas para ter as luzes acesas (podendo contar para isso com a ajuda de um temporizador) e aproveite o período em que a luz é mais barata (22h00 – 8h00), caso tenha uma tarifa bi-horária.
Se já tem a árvore de Natal iluminada, então pode ter outro tipo de decorações para o exterior que não impliquem mais sets de luzes a aumentar o peso da sua fatura de eletricidade.
Existem inúmeros elementos decorativos à sua disposição e que não implicam iluminação. Pinhas, musgo ou o típico azevinho, dão alegria à sua casa e não têm um custo adicional para além da compra inicial.
Os aparelhos em mau estado de conservação têm a tendência a consumir mais energia e por