Saiba quais os passos a seguir.
O Dia Mundial da Contraceção é celebrado todos os anos a 26 de setembro. Para assinalar esta data, a plataforma “Descomplica” da Bayer, partilhou três conselhos para não entrar em pânico no caso de se esquecer de tomar a pílula.
Para muitas mulheres, o quotidiano pode ser verdadeiramente stressante. O trabalho, a escola, a família ou outros afazeres, podem resultar em esquecimento. Assim, para a descomplicar, a plataforma da Bayer divulgou três conselhos para auxiliar todas as mulheres.
O primeiro passo para ultrapassar esta situação é: manter a calma. Este cenário é comum entre quem toma a pílula. Nos últimos 3 meses, cerca de 57% das mulheres afirmaram ter-se esquecido da toma da pílula, pelo menos uma vez. Ainda assim, existe o risco de gravidez; por isso, é importante tomar medidas.
É neste caso que se insere a importância da leitura do folheto informativo, que inclui o que fazer nestas situações. Todas as caixas da pílula fazem-se acompanhar deste documento.
Não obstante, deverá consultar o seu médico. Caso não as suas dúvidas não tenham ficado esclarecidas, consultar um profissional será sempre o melhor a fazer, até porque poderá ajudá-la a retomar a toma deste método contracetivo.
No entanto, se esta for uma situação recorrente, poderá optar por outros métodos contracetivos como, por exemplo, SIU, de origem intrauterino hormonal; o DIU, pequena estrutura de plástico com um fio de cobre; o implante, que consiste num bastonete hormonal flexível; e a injeção com hormona.
Apesar de poder adaptar os métodos contracetivos às suas necessidades, é importante ter em conta que apenas o preservativo poderá protegê-la de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Para saber descobrir qual o método contracetivo mais adequado para si, poderá recorrer ao seu médico e preparar uma consulta através do site da Descomplica.
Artigo por Bianca Rocha