Dia da Mulher: nestes restaurantes o power e liderança são femininos

À procura de designs para unhas curtas? Trazemos-lhe 15 inspirações
27 de Fevereiro, 2023
Os looks escolhidos pelos famosos na Milano Fashion Week 
28 de Fevereiro, 2023

Dia da Mulher: nestes restaurantes o power e liderança são femininos

Dentro ou fora da cozinha, empreendedoras e empresárias, elas são as caras destes míticos restaurantes na capital portuguesa. Para celebrar o Dia da Mulher, nada melhor do que visitar e provar as criações delas.

Na movimentada Rua Amarela, em Cascais, o La Cosa Nostra já é paragem obrigatória para os amantes das iguarias italianas. Intitulam-se a “máfia de saltos altos”, Daniela Azeredo encabeçou o restaurante italiano famoso pelas suas pizzas com ingredientes frescos e de qualidade com o molho de tomate artesanal. Daniela vinha da área da economia, mas a paixão pela cozinha já é antiga; o espaço abriu em junho do ano passado e junta o melhor dos dois mundos da empresária: gastronomia e viagens. O espaço é inspirado no glamour cinematográfico da máfia de Chicago nos anos 20 e até o nome Cosa Nostra é a forma pela qual a máfia é, usualmente, conhecida.

Em 2012, em Cascais, pelas mãos de três sócios, nasceu o Sushíssimo. Diego Santos, Fábio Reis e – o girl power – Dayse Dutra. Juntaram-se para revolucionar a cozinha japonesa na vila piscatória com o mote “a cada pedido, uma experiência única”, o restaurante está a crescer há 10 anos e pretende melhorar a cada dia que passa. A sócia fundadora Dayse garante que continuam a acompanhar a exigência dos clientes e as constantes evoluções do mercado com o objetivo de tornar os dias melhores a todos aqueles que visitam o espaço. No Sushíssimo não há só sushi, mas sim a oportunidade de aproveitar momentos únicos e surpreender o paladar com o fresco e sabor único da culinária japonesa.

Angela Chen Cheng e Yukun Zhang, amantes da culinária japonesa e empreendedoras, decidiram trazer um bocadinho do Japão até à capital portuguesa. Na zona dos Anjos, em Arroios, o Kapitan Ramen Bistrô, o projeto das duas amigas com origem chinesa tem uma proposta simples: trazer a verdadeira sopa japonesa à cidade. Angela, empresária, vive há quase vinte anos em Portugal e Yukun, chef do espaço, é também responsável por um bistrô francês em Xangai; as duas amigas juntaram-se e foram até Yokohama, no Japão, para se especializarem na iguaria que queriam apresentar no Kapitan. O Tonkotsu Ramen, preparado da forma clássica, é a versão mais popular no espaço e faz as delícias de todos os que visitam este pedacinho do Japão em Lisboa.

Originária da Polónia, Ewa Kubik é detentora da esplanada mais romântica de Alcântara. Chegou a Portugal em 1996 e por cá tem apresentado ambientes fantásticos para desfrutar de uma boa refeição como é o caso do 31 d’Armada. Com mais de 20 anos de experiência foi Ewa que assinou a decoração do espaço que contém elementos de Art Déco e mobiliários franceses conjugados com murais de azulejos do séc XVIII. O espaço comemora, em março, cinco anos e tem arrecadado fãs por várias razões: a esplanada, pelo seu ambiente envolvente e romântico, e pela ementa com sugestões de cozinha portuguesa e mediterrânea com uns toques contemporâneos.

Em Alcântara, o Nozomi Sushi Bar é gerido pela sócia recém-chegada Laíza Lavinia. A empresária começou o seu percurso como empregada de mesa, no grupo Honorato, e através do seu trabalho e dedicação foi convidada, em 2022, para ser sócia do espaço que aposta num ambiente intimista e sofisticado e presenteia os clientes com combinados de sushi maravilhosos. Nozomi significa, em tradução livre, do japonês, “ter esperança” e o menu do espaço, adaptado à nova gestão de Laíza, combina as receitas orientais com as bebidas perfeitas para as celebrações desejadas. O percurso, em gestão ainda é curto, mas a empresária promete constantes melhorias sempre focadas no melhor para o atendimento aos clientes que visitam o espaço.

La Cosa Nostra Pastas & Pizza
Morada: Rua Alexandre Herculano, 114 A 2750-284 Cascais – Centro da Rua Amarela
Contactos: +351 211 573 528
Instagram: @lacosanostra_cascais

Website:  lacosanostra.pt/

Sushíssimo

Morada: R. Alexandre Herculano nº11, 2750-285 Cascais, Portugal
Horário de Funcionamento: Todos os dias de 12h às 23h
Contactos: +351 21 483 4210
Instagram: @sushissimo

Kapitan Ramen
Zona dos Anjos
Morada: Rua Jacinta Marto, 1A, Lisboa
Contactos: (+351) 213 520 273

Bairro da Liberdade
Morada: Rua Alexandre Herculano 17B, Lisboa
Contactos: (+351) 935 023 636

31 d’Armada
Morada: Largo da Armada 31, 1350-027 – Lisboa, Portugal
Contactos: +351 936 000 244 / booking@31darmada.pt
Redes sociais:
Instagram: @31darmada
Facebook: 31darmada
Website: 31 D´Armada – Portuguese gastronomy with a mediterranean touch.

Nozomi Sushi Bar
Morada: Rua Luis De Camões, 86. 1300-509. Alcântara, Lisboa
Contactos: +351 216 036 599 / 932 379 114
Redes sociais:
Instagram: @nozomi.sushibar

Pode ver mais artigos de Gastronomia aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard