Eis o dilema: deve ou não lavar o arroz antes de cozinhá-lo? Um estudo recente esclarece a dúvida.
Há quem diga que se deve lavar o arroz para retirar o amido produzido pelo processo de moagem evitando assim, que na cozedura se forme uma goma. Já outros, defendem que não é necessário fazer já que, passar por água fará com que o cereal perca nutrientes. Em que é que ficamos?
Um estudo publicado na Science Direct esclarece que, não se deve lavar o arroz. O estudo foi realizado com três tipos de arroz: o glutinoso, o jasmim e o de grão médio em que foram feitos vários testes. Primeiro, o arroz não foi lavado, depois foram feitas três lavagens ao cereal e por último, realizou-se a lavagem dez vezes. De seguida, os investigadores cozinharam o arroz. O estudo concluiu que lavar o arroz não interfere na viscosidade ou rigidez do cereal ou seja, a lavagem do arroz não faz com que o arroz fique menos glutinoso.
Contudo, outro estudo descobriu que lavar o arroz pode fazer sentido de forma a eliminar os microplásticos contidos nas embalagens e os metais pesados provenientes do cultivo tais como o arsénio e o chumbo. O consumo elevado deste tipo de metais e plástico são prejudiciais à saúde provocando várias doenças. Estima-se que o arroz acumule cerca de 10 vezes mais arsénio que qualquer outros cereal.
Assim, o melhor é mesmo pensar em lavar o arroz da próxima vez que o cozinhar!