Descida das temperaturas marcam o tempo para esta semana

Já tem planos para o Dia da Mãe? Aqui tem uma sugestão
2 de Maio, 2023
Os melhores looks do Met Gala 2023
2 de Maio, 2023

Descida das temperaturas marcam o tempo para esta semana

Meses de primavera continuam com temperaturas de verão e, apesar da chegada da chuva, perigo de incêndio não desapareceu

Abril contrariou o ditado pelo qual é habitualmente conhecido, e despediu-se com calor acima da média. Inclusive, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou, na passada quinta-feira, dia 27 de abril, que foi registado um novo recorde de temperaturas máximas neste mês, sendo que o anterior remontava a 1954 quando Pinhão, em Alijó, registou 36 graus. Na semana passada, 7 regiões, ultrapassaram estes valores: 36.9º C, Mora; 36.7 °C, Amareleja; 36.5 °C, Neves Corvo; 36.4ºC, Alvega; 36.3 °C, Alcácer do Sal; 36.2 °C, Alvalade/Sado e 36.1 °C, Portel.

No entanto, na primeira semana de maio assiste-se a uma descida das temperaturas a partir desta terça-feira, dia 2 de maio, por comparação com a semana que passou. De acordo com o IPMA, prevêem-se aguaceiros para quarta-feira, sobretudo na região norte do país, previsão essa que se estende até sábado, dia 6 de maio, em nove distritos de Portugal Continental: Braga, Viseu, Leiria, Viana do Castelo, Aveiro, Vila Real, Porto, Coimbra e Bragança.

Mais no centro do país os termómetros rondam os 24 graus de máxima e 15 de mínima. Já Beja, Évora e Faro, continuam a ser os distritos a marcar mais calor, a rondar os 27 graus de máxima e os 14 de mínima. O sol continuará, assim, a sorrir mas mais tímido e acompanhado por nuvens.

Apesar de uma ligeira queda das temperaturas, o IPMA continua a insistir nos alertas para o perigo de incêndio rural, com foco sobretudo na quarta-feira, dia 3 de maio, onde se registam regiões, nomeadamente no interior do país, como Guarda, Bragança, Castelo-Branco e Santarém, em aviso máximo.

Nesse mesmo dia, Faro, Évora, Leiria, Vila Real, Viseu e Coimbra, foi emitido alerta “muito elevado”, pelo IPMA.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard