COSTA VICENTINA: O PROGRAMA QUE TEM DE ESTAR NA SUA BUCKET LIST

CATA VASSALO LANÇA COLEÇÃO AMIZADE COM RITA PATROCÍNIO
20 de Julho, 2022
CONHECER PORTUGAL DE CARRO NUNCA FOI TÃO FÁCIL E CONFORTÁVEL
20 de Julho, 2022

COSTA VICENTINA: O PROGRAMA QUE TEM DE ESTAR NA SUA BUCKET LIST

Não precisa de sair do nosso pais para ter um verão de sonho. A Costa Vicentina é o plano escolhido por muitos para garantir momentos inesquecíveis.

Quem é português, quem vive em Portugal, ou quem não vive, mas conhece muito bem este destino de férias, sabe que a costa portuguesa é um dos pontos mais chamativos deste país. Portugal tem uma costa com cerca de 943 km, ao longo destas centenas de quilómetros encontramos praias de cortar a respiração, com uma variedade imensa entre falésias e areais. Como tal, de entre uma costa tão vasta existem também um leque enorme de programas e roteiros para se explorar na faixa litoral portuguesa. Hoje a New Woman vai partilhar as melhores praias que deve conhecer na Costa Vicentina, que começa na faixa litoral Alentejana até à região do Algarve, ou seja, entre Odeceixe e o Burgau. Entre estes dois destinos há um Portugal que não conhece e, que tem mesmo de conhecer, onde vai encontrar um verdadeiro paraíso de sossego e beleza. Com 110 km de extensão, a Costa Vicentina, está localizada numa zona protegida, o Parque Natural, onde vai encontrar uma natureza preservada com um carácter forte e selvagem, com largos areais, dunas e falésias repletas de vegetação típica – paisagens de uma imponência deslumbrante. Se gosta de praias quase desertas, com grandes areais ou mais pequenos enquadrados por grandiosas arribas de xisto e calcário, este é o destino ideal para si.

Descer a Costa Vicentina é sinónimo de praia, mas claro que a gastronomia, as paisagens, os caminhos de trilho e os momentos entre amigos e família que proporcionam, contribuem muito para que esta seja um must de viagem que tem de fazer. Em relação às praias, há tanta oferta em Portugal, que o difícil é escolher as melhores – mas a bem da verdade, são todas excecionais e merecem todas uma visita. Mas também, podemos caracterizar este destino como sendo subjetivo. A verdade é que para se descer a Costa Vicentina, não há regras. Nesta viagem é livre para fazer o que quer e o que bem lhe apetece. Não há horários, nem pressas.  O que podemos dizer é que há uma variedade de ofertas para qualquer tipo de gosto. Quer prefira ficar em parques de campismo, em hóteis, hostels ou em casas alugadas vai encontrar sempre opções.

Nesta road trip vai conhecer as mais belas estradas do país. Mesmo que não seja uma grande adepta de viagens de carro, não se preocupe que, as paisagens que acompanham as estradas, vai fazer com que se esqueça que está num automóvel. Já se imaginou estrada fora a cantar e a ouvir boa música enquanto percorre as paisagens e a natureza que Portugal tem para oferecer? Estes vão ser daqueles momentos qua vão ficar guardados para sempre na sua memória. Não há dias exatos para fazer esta descida, tudo depende da sua disponibilidade, mas claro que quanto mais dias forem, mais tempo tem para explorar o que a Costa Vicentina tem para oferecer. Mas não se preocupe, que esta é uma viagem que pode fazer todos os verões, sendo sempre diferente, por isso, se não conseguir tirar mais de cinco dias, pode sempre voltar em qualquer outra altura.

Neste percurso vale tudo. Desde acampar em parques de campismo, alugar uma caravana ou até uma casa. Fica na sua mão, escolher a dinâmica com a qual se sente mais confortável. Para a ajudar a fazer o seu roteiro vamos sugerir as melhores praias, que tem de conhecer. Sugerimos que comece pela pequena aldeia costeira de Melides, no concelho de Grândola – que é conhecida pelos extensos areais de praias desertas, por isso quem aqui chega tem muito por onde escolher. Esta aldeia, com cerca de 1600 habitantes, está fora dos circuitos agitados e mais procurados no verão, o que faz com que a paz reine nesta local. É o sítio ideal para começar a sua aventura. Nesta localidade, viaje até à praia da Galé – com um grande areal, é uma praia com boas condições ambientais reconhecidas com a atribuição do galardão Qualidade de Ouro; até à praia da Aberta Nova – é a imagem da Natureza no seu estado puro, é considerada uma das mais belas da região, a praia da Aberta Nova está rodeada por dunas que a separam do pinhal e que conservam a flora original; e à praia Vieirinha, também conhecida como praia Pedra da Casca que se caracteriza pelo seu extenso areal com pequenas rochas no mar que formam pequenas enseadas.

Odemira é outro local estratégico, que tem muito para explorar. A praia dos Aivados – é uma praia encantadora muito visitada pelos amantes da natureza, que aqui também acampam para desfrutarem deste local integrado no Parque Natural da Costa Vicentina; a praia do Malhão –a cerca de 5 quilómetros a norte de Vila Nova de Milfontes. É uma Praia com um extenso e branco areal, que se funde com o cordão dunar, em perfeita simbiose com a natureza. Afastada dos centros urbanos, esta praia transmite paz e tranquilidade; a praia do Brejo Largo – uma praia selvagem muito bonita, é sobretudo frequentada por estrangeiros, rodeada de pequenas ribeiras e dunas muito verdejantes; a praia de Almograve – Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia de Almograve faz a diferença numa costa rochosa e recortada, pelo seu extenso areal cercado de arribas e dunas avermelhadas ; e a praia do Tonel – Para aceder a esta praia tem de descer a falésia, apresenta um nível de dificuldade elevado, mas que, acredite, depois de superado vai agradecer ter descido. Sugestões de paragem obrigatória na sua road trip.

Se continuar a descer vai chegar a Odeceixe. Nesta localidade, as praias que aconselhamos são a praia dos Manchados, a praia da Amália – onde a fadista portuguesa Amália Rodrigues passava as suas férias. Esta é uma praia escondida e quase deserta, tem uma pequena queda de água natural; a praia de Odeceixe, e a praia do Cavaleiro.

A 16 km de Odeceixe vai chegar ao coração da costa Vicentina – Aljezur, um município português que pertence ao distrito de Faro e que se distingue entre os melhores destinos europeus para o Turismo de Natureza. Com paisagens deslumbrantes, entre a serra e o mar e onde estão as nossas praias preferidas. As Praias: da Samouqueira, de Vale dos Homens, da Carreagem, da Amoreira, do Monte Clérigo, da Fateixa, da Arrifana e de Vale Figueiras, são as ideais para apanhar sol e aproveitar a natureza que a Costa tem para oferecer. Para além das excelentes praias, tem de conhecer a Vila de Aljezur, repleta de história e emoções.

O próximo destino, onde pode pernoitar umas belas noites é em Vila do Bispo ou na Carrapateira, sítios estratégicos para poder visitar muitas praias, e pelo caminho, numa viagem de 30 minutos, aproveita a vista e a companhia dos seus amigos de viagem. Nesta localidade aconselhamos a praia da Bordeira, do Amado, da Murração, da Barriga, da Gruta, da Cordoama, do Castelejo e da Ponta Ruiva. Tantas praias para conhecer e tão diferentes umas das outras, onde vai viver momentos muito especiais e vai ficar com muitas histórias para contar. A graça de descer a Costa Vicentina é nunca estar à espera do que vai encontrar, cada praia é mais bonita que a anterior. Acessos à praia por terra batida, por entre rochas e rochedos, flores e descampados, uma beleza que não encontra nas suas praias habituais.

Último, mas não menos importante, Sagres. É aqui que pode ir visitar o famoso Farol do cabo de São Vicente, foi mandado construir pela D. Maria II em 1846 e é atualmente um dos faróis da Europa de maior alcance – 32 milhas. Se gosta de Surf, Sagres é onde vai apanhar as melhores ondas, pois é considerado um dos melhores locais europeus para se praticar este desporto. Neste canto inferior de Portugal, tem de conhecer a praia do Beliche, praia do Martinhal, praia do Barranco, a praia do Zavial e a praia do Tonel.

Estas são as nossas sugestões de onde ir na Costa Vicentina. Mas deixamos ao seu critério para construir o seu itinerário e fazer desta viagem um momento único com os seus amigos e família. São estes momentos que nos preenchem e nos enchem o coração. Ponha as mãos no volante e arranque para esta aventura.

Artigo por Francisca Pinheiro

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard