Consuma estes 7 alimentos e previna gripes e constipações

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Consuma estes 7 alimentos e previna gripes e constipações

constipações

O outono já chegou e traz com ele a época das constipações. Como prevenção é importante que reforce o consumo de certos alimentos para que continue cheia de saúde. 

Mesmo que não pareça, a verdade é que já estamos no outono e a época das constipações está oficialmente aberta. Por enquanto, ora faz sol ora faz chuva, mas o corpo ressente essas diferenças de temperatura e é preciso começar a reforçar o sistema imunitário. Assim, é importante consumir certos alimentos que nos ajudam a prevenir gripes e constipações.

Alimentos que reforçam o sistema imunitário

1- Espinafres

De folha verde-escura, os espinafres são ricos em vitamina E e C, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunitário. Consuma-o num batido juntamente com  adicione frutas como laranja, kiwi, por exemplo, ou em cru numa salada com um pouco de azeite e limão enquanto estiver doente para melhorar os sintomas.

2-Pimento vermelho

Rico em vitamina C, este legume tem um papel muito importante no sistema imunitário. No entanto, o pimento poderá ser indigesto para algumas pessoas, se esse é o seu caso então não o consuma em cru.

3- Alho

O alho estimula o sistema imunitário e possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Adicione alho durante a confeção das suas refeições.

4-Gengibre

Esta especiaria tem um poderoso poder anti-inflamatório que ajuda a limpar o congestionamento do nariz e da garganta. Estudos revelam que tem também um poder antiviral capaz de prevenir o aparecimento da constipação ou gripe. O melhor é ingerir o gengibre fazendo um chá.

5-Curcuma

A curcumina, o composto natural da curcuma é um anti-inflamatório e é capaz de aumentar a atividade das células imunes e melhorar a ação dos anticorpos. Porém, a curcuma deve ser consumida com pimenta preta de forma a aumentar a sua absorção. Experimente fazer a bebida “Golden Milk” – misture gengibre, curcuma, pimenta preta, canela e óleo de coco a uma bebida vegetal.

6-Aveia

Os flocos de aveia são uma excelente fonte de vitamina E, que estimula o sistema imunitário e contém polifenóis (antioxidantes) e fibras que também fortalecem o sistema imunitário. Opte por consumir papas de aveia que sabem tão bem em dias mais frios. Num tacho, coloque flocos de aveia, bebida vegetal ou leite, casca de limão, um pau de canela, mel e deixe cozinhar até ficar espesso. Deixe arrefecer e polvilhe com canela.

7-Sopa

Preparada com legumes e leguminosas, é uma ótima opção para combater as baixas temperaturas, saciar a fome e ainda contém fibra, vitaminas e minerais. Além disso, a ingestão de sopa ajuda a hidratar o organismo.

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