Existem regiões situadas em Itália e no Japão onde a esperança média de vida é elevada. Mas qual será o segredo para se poder viver mais tempo? Leia o artigo e descubra.
Todos gostaríamos de ter um elixir da longevidade para podermos viver muitos anos. Mas, enquanto este não é descoberto, podemos conseguir através de um único alimento aumentar a nossa esperança de vida. O segredo está em consumirmos uma leguminosa considerada mágica- o feijão. Este é nutritivo e saciante e é a base de quem segue uma alimentação à base de plantas. Mas, como pode o feijão dar-nos mais longevidade?
Na verdade todas as leguminosas são ricas em nutrientes e são uma proteína vegetal. A fibra contida nelas contribui para o aumento da imunidade, fazendo baixar a inflamação. No caso dos feijões, existem diversas variedades e cada uma delas tem os seus benefícios. O feijão azuki tem mais fibras do que qualquer outro feijão. Já o feijão preto e o vermelho estão carregados de potássio.
Segundo o autor e investigador da National Geographic, Dan Buettner, nas zonas azuis, que ele próprio visitou, as pessoas têm um estilo de vida em comum já que, adotaram uma dieta à base de plantas e vivem cem anos ou mais. Estas zonas localizam-se em Ikaria, na Grécia; Okinawa, no Japão; Nicoya, na Costa Rica; Loma Linda, na Califórnia; e na ilha italiana da Sardenha.
Dan Buettner explica que ao termos uma alimentação mais vegetal devemos combinar as leguminosas como o feijão, com cereais integrais como por exemplo, o arroz, de forma a termos todos os nutrientes necessários. Além disso, ao consumirmos mais feijão, podemos prevenir a diabetes tipo 2, doenças cardíacas e reduzimos o colesterol. Um estudo conclui que basta ingerirmos quatro vezes por semana feijão para obtermos todos os benefícios e vivermos por muitos mais anos.