Conheça a modalidade que oferece benefícios para o sistema hormonal feminino

Locais e médicos não habilitados: ASAE inspeciona procedimentos estéticos
7 de Julho, 2023
Se usa este champô com frequência é melhor parar de o fazer
10 de Julho, 2023

Conheça a modalidade que oferece benefícios para o sistema hormonal feminino

Há uma modalidade que promove inúmeros benefícios para o corpo e mente e ainda ajuda a equilibrar o sistema hormonal feminino. Leia o artigo e conheça todas as vantagens da prática regular desta atividade física.

Como sabemos, a prática regular de exercício físico promove o bem-estar e contribui para que tenhamos uma saúde de ferro. Contudo, há uma modalidade desportiva que além de melhorar a nossa flexibilidade e proporcionar um estado de relaxamento, é também um excelente aliado à saúde da mulher. Falemos do yoga.

O sistema hormonal da mulher produz e regula hormonas que são responsáveis por várias funções do corpo desde o ciclo menstrual até ás nossas emoções. Mas, por vezes há uma desregulação das hormonas que podem causar sintomas como a irritabilidade, a ansiedade, desconforto abdominal, etc. De forma a que esses sintomas diminuam ou desapareçam de vez, deve apostar na prática de yoga.

O que é o Yoga?

O yoga é uma modalidade originária da Índia que fornece benefícios a nível mental, espiritual, emocional e físico. São realizados diversos movimentos e posturas que melhoram a flexibilidade, a força, o equilíbrio e a mobilidade do corpo. A par disso, são feitas respirações à medida que realizamos os exercícios que facilitam o relaxamento e o estado de meditação para nos sentirmos mais relaxadas. Para praticar yoga basta ter um tapete, uma manta e por vezes também são necessários acessórios como blocos os cintos específicos.

Benefícios

O yoga tem imensos benefícios para a saúde e desengane-se se acha que promove apenas a calma e a paz interior conseguida através das respirações.

1- Estimula a circulação sanguínea

As posturas e respirações realizadas durante a prática aumentam o oxigénio e nutrientes que vão para as glândulas endócrinas, responsáveis pela produção das hormonas.

2- Contribui para o equilíbrio emocional

Durante o ciclo menstrual, as mulheres sofrem muitas vezes com flutuações de hormonais que levam a mudanças de humor. Assim, ao praticar yoga poderá beneficiar com a redução do stress e uma estabilização do humor.

3- Fortalece o sistema hormonal

Existem determinadas posturas no yoga que estimulam diversas hormonas como a da tiróide e assim, conseguirá ter um sistema hormonal mais forte e equilibrado.

4- Alivia dores

No yoga existem certas posições que melhoram a nossa postura e também tensões musculares. Exercícios de alongamentos e flexibilidade aliviam dores musculares que muitas vezes temos.

5- Melhora o sono

O yoga aumenta a produção da melatonina, hormona que regula o ciclo do nosso sono. Assim, a prática regular da modalidade ajuda a termos um sono com maior qualidade e mais profundo.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard