COMO TER UMA DESPENSA ORGANIZADA E PRÁTICA

ASSISTA AO PRIMEIRO VIDEO MAPPING VERTICAL DE PORTUGAL
30 de Agosto, 2022
HÁ MAIS UMA FANFIC DE HARRY STYLES
31 de Agosto, 2022

COMO TER UMA DESPENSA ORGANIZADA E PRÁTICA

A New Woman esteve à conversa com a personal organizer Cristina Saraiva para perceber como podemos ter a despensa organizada e prática, ao mesmo tempo.

A despensa é o local da casa destinado ao armazenamento de alimentos ou outros produtos. E, provavelmente, é o espaço que mais rápido passa de arrumado para um completo caos. A pensar em si e em ajudá-la a manter a sua despensa o mais organizada e prática possível, a New Woman entrou em contacto com a personal organizer Cristina Saraiva que nos deu algumas dicas para cumprirmos esta missão com sucesso.

Começámos a nossa entrevista por perguntar qual é o primeiro passo a fazer, antes de iniciarmos este processo de organização. À qual Cristina Saraiva respondeu:

“Antes de começar a fazer qualquer tipo de organização, seja na despensa ou noutra área da casa, sugiro sempre que tenha a disponibilidade de tempo para o fazer. Reserve algumas horas na sua agenda para que possa estar completamente dedicada ao processo de organização. Isto porque, o processo em si, incluí várias etapas e para a organização ser bem-sucedida e perdurar
no tempo, não basta só fazer algumas escolhas e voltar a guardar. Tem de se seguir os passos todos. E estes são: planear – perceber qual o problema que quer resolver; descartar – fazer escolhas sobre o que fica; categorizar – juntar produto do mesmo tipo e encontrar um sítio para eles; identificar – colocar os nomes nas coisas; manter – criar rotinas e regras para que a organização dure; e rever – ajustar quando algo não está a funcionar e fazer uma revisão de tempos em tempos. Por isso, o primeiro passo é ganhar coragem, marcar na agenda e COMEÇAR!”

Quando estiver preparada e determinada a começar este processo de organização é tempo de “pôr as mãos na massa” e iniciar a tão desejada organização. A personal organizer enumerou os passos fundamentais que devemos seguir para organizar a despensa.

1.      Retire todos os produtos e objetos que guarda na despensa. Pode colocar numa mesa ou na bancada.

2.      Aproveite que o espaço está vazio para limpar. Aspire e depois limpe com o seu produto habitual. Deixe secar enquanto passa ao seguinte passo.

3.      Verifique produto a produto, verifique prazos de validade, mas também deve verificar o estado geral do produto. Por exemplo, um produto já aberto, que mesmo estando dentro do prazo, pode não estar em condições de ser consumido. Neste exercício, também ajuda começar a agrupar os produtos da mesma categoria, até para perceber o que está em duplicado (ou triplicado!)

4.      Retire fisicamente tudo o que é para sair e deixe unicamente o que vai ser guardado e organizado na despensa.

5.      Vamos organizar! Com a escolha feita do que fica e tudo limpo, está na hora de começar a organizar. Antes de colocar tudo no sítio, olhe bem para a sua despensa e pense na melhor forma de a organizar. Nesta fase, onde ainda não tem nada guardado, pode usar post-its para simular onde vai colocar as coisas. A lógica para voltar a guardar é fácil: guarde tendo em conta a utilização e peso. Ou seja, coloque mais à mão os produtos que usa mais vezes e os produtos que menos usa em locais mais altos ou mais ao fundo. Os produtos mais pesados, como garrafões e garrafas, coloque mais em baixo.

@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
previous arrow
next arrow
 

Para facilitar ainda mais o processo, Cristina Saraiva partilhou mais algumas dicas que ajudam neste processo de arrumação. Acrescentou que é importante que organize a sua despensa de forma a ter visibilidade de todos os produtos que tem em stock, bem como organizar por categorias, agrupando produtos do mesmo tipo juntos. Use cestos ou caixas para os juntar.

Segundo a personal organizer, deve arrumar os produtos com o rótulo sempre para a frente para facilitar a identificação do produto. Use potes herméticos para guardar os produtos abertos, em vez de os manter na sua embalagem original. Isto é fundamental para garantir a maior duração dos produtos e o seu correto armazenamento. Tenha atenção à altura e compre tamanhos diferentes – umas mais altas e outras mais baixas, para organizar os produtos em camadas. Por exemplo, colocando os potes mais baixos à frente e os mais altos atrás.

Caso guarde na sua despensa pequenos eletrodoméstico que usa com pouca regularidade, sugeriu que deve colocá-los num local menos acessível como a parte superior das prateleiras ou armários. Por último, mas não menos importante, utilize etiquetas para identificar o conteúdo dos potes, cestos e caixas. Isto vai ajudar a saber onde encontrar o que procura e onde devolver depois de utilizar. No caso dos potes herméticos, pode escrever com uma caneta a validade do produto e tempo de cozedura na tampa ou na parte de baixo da embalagem.

@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
@conxitamaria.organizer
previous arrow
next arrow
 

Questionámos Cristina Saraiva sobre qual o elemento ou passo que não pode mesmo faltar para se ter sucesso
nesta tarefa. À qual a personal organizer respondeu:

“Para ser bem-sucedida na organização da despensa, eu diria que fazer um bom destralhe (verificar produto a produto) e também definir um lugar para cada coisa na despensa. Se só tiver o que precisa (sem excessos) e souber onde tudo está, então pode dizer que tem o controlo da sua despensa. Desta forma reduz desperdício e evita gastar dinheiro, tempo e comida!”

A New Woman ficou curiosa e, por isso, quis saber quais os objetos de organização que não podem faltar numa despensa.

Cristina Saraia confessou que “assim de caras, acho que os potes herméticos são dos produtos organizadores que não podem faltar mesmo numa despensa. Sou suspeita, mas não é só a questão estética (a despensa fica bem bonita) – é mesmo uma questão de armazenar corretamente e prologar a vida útil dos produtos. Em segundo lugar, colocaria as caixas e cestos porque são muito úteis para agrupar produtos da mesma categoria. Depois, tudo depende da própria despensa e se é preciso usar outros organizadores para ajudar a tirar partido do espaço ou mesmo do orçamento disponível – prateleiras amovíveis que podem ajudar a duplicar o espaço em altura, organizadores rotativos (chamados de “lazy susans”) para guardar produtos como molhos e temperos, organizadores em “escadinha” para organizar enlatados, são alguns exemplos que me vêm à cabeça. Mas, existem muitas soluções que podem auxiliar a organização. É uma questão de perceber qual funciona melhor para a sua despensa. No entanto, como sempre digo aos meus clientes e seguidores, os organizadores ajudam, mas não são tudo. Organize sempre primeiro e compre organizadores no fim. Veja os organizadores como complementos e auxiliares e não como o ponto central da organização”.

Por último perguntámos de quanto em quanto tempo se deve fazer uma reorganização? E como é que podemos evitar que se volte a tornar num caos.

“Depois de uma primeira “boa” organização, com os passos que indiquei em cima, basta fazer uma revisão de seis em seis meses. E pode prolongar se volta e meia aproveitar as idas ao supermercado para fazer uma verificação geral aos produtos. Se rapidamente uma despensa volta a estar um caos, é porque não fez a organização do espaço seguindo os passos que falei antes.”

Acrescentou que “uma das principais dicas para manter a ordem (seja na despensa ou em qualquer sítio da casa) é definir um lugar para cada coisa e devolver, depois de usar, a esse lugar. Por isso, devolva os produtos ao seu lugar, logo depois de os usar. Para isso, será fundamental que cada produto tenha o seu lugar e que toda a sua família saiba onde são esses lugares. Uma forma de ajudar é colocando etiquetas nos potes ou cestos”.

Agora que já esclarecemos todos os passos que deve ter em conta no processo de organização, está pronta para tornar a sua despensa num local limpo e organizado. Esta era a entrevista que precisava de ler para deixar as desculpas de lado e ganhar coragem para este processo que vai facilitar a sua vida na hora de cozinhar e arrumar.

Artigo por Francisca Pinheiro

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard