Será que tem uma pele atópica e não sabe? A New Woman irá explicar-lhe como se caracteriza e o que deve fazer para cuidá-la.
A pele atópica é uma condição comum da pele que afeta cerca de 20% das crianças e 3% dos adultos em todo o mundo. É uma condição crónica, que pode causar coceira intensa, vermelhidão, descamação e irritação na pele. A pele atópica também é conhecida como dermatite atópica, eczema atópico ou simplesmente eczema.
O tratamento da pele atópica geralmente envolve uma combinação de medidas de cuidado com a pele e medicamentos prescritos. A rotina de cuidados com a pele deve incluir banhos mornos e curtos, o uso de sabonetes suaves e hidratantes, e evitar substâncias irritantes, como perfumes e detergentes.
Deverá manter a pela húmida, pois a pele atópica pode ser muito seca, o que pode levar a coceira e inflamação. Usar um hidratante diariamente pode ajudar a manter a pele hidratada e suave. É importante escolher um hidratante sem perfume e hipoalergénico e aplicá-lo após o banho, enquanto a pele ainda está húmida.
Tomar banhos prolongados ou quentes pode agravar a pele atópica. É melhor tomar banhos mornos e curtos e evitar esfregar a pele com uma toalha, o que pode causar irritação adicional.
Arranhar a pele atópica pode piorar os sintomas e causar infeções. Tente manter as unhas curtas e use luvas à noite, se necessário, para evitar arranhar a pele enquanto dorme.
Evite stress e ansiedade, visto que podem desencadear sintomas de pele atópica em algumas pessoas. Tente evitar situações stressantes sempre que possível, encontrando maneiras de reduzir o stress, como praticar exercícios físicos, meditação ou yoga.
Evite irritantes como detergentes, sabões, perfumes, produtos químicos e tecidos sintéticos. É importante evitar esses irritantes e escolher produtos suaves, hipoalergénicos e sem perfume. Escolher roupas de algodão também pode ajudar a reduzir a irritação da pele.
Saiba mais sobre Beleza, clicando aqui.