COM ESTAS DICAS, VAI TER SUCESSO NAS ENTREVISTAS DE EMPREGO 

ENGENHEIRA NIGERIANA CRIA SUTIÃ QUE DETETA O CANCRO DA MAMA
17 de Agosto, 2022
SAIBA COMO APROVEITAR CADA SEGUNDO DAS SUAS LEITURAS DE VERÃO
17 de Agosto, 2022

COM ESTAS DICAS, VAI TER SUCESSO NAS ENTREVISTAS DE EMPREGO 

São 10 dicas simples para ter sucesso na entrevista de trabalho. 

Uma entrevista de emprego é um momento de muita tensão, nervosismo e, por vezes, de insegurança e desconforto. Há certas coisas que pode fazer para que fique mais confiante e descontraído, de maneira a que a entrevista corra melhor. De certeza que se seguir estas dicas, só não fica no emprego se a empresa não estiver à procura de alguém com o seu currículo ou com a sua confiança! 

ESTUDO O SEU CURRÍCULO 

Prepare-se para entrevista com toda a informação relevante relativa ao seu percurso profissional. Tenha em mente uma linha do tempo e destaque os projetos mais relevantes, as suas principais conquistas, competências e qualidades. Deverá também ponderar levar uma cópia do seu CV.  

PESQUISE SOBRE A EMPRESA 

Um dos primeiros passos antes de uma entrevista de emprego é rever o anúncio. Desta forma saberá exatamente para que vaga se candidatou, as respetivas funções e os requisitos que a empresa considera relevantes. 

Para além de rever o anúncio, é também extremamente importante conhecer a empresa e a sua história. Atualmente, o acesso facilitado à internet através de um computador ou de um simples smartphone, permite-nos fazer uma breve pesquisa do site corporativo e redes sociais da empresa. 

Esta pesquisa é importante porque a dada altura na entrevista, irão perguntar por que razão é a pessoa certa para a função e é com base na sua pesquisa que conseguirá responder de forma estruturada e assertiva. 

PREVINA IMPREVISTOS 

Se a sua entrevista for presencial, convém pesquisar a morada e ver qual a forma mais fácil de lá chegar e os contratempos que poderão surgir. Se for online, teste os equipamentos antes para ver se está tudo a funcionar.  

Além disto, convém também preparar algumas perguntas. E no caso de se sentir muito nervoso, poderá comentar com o entrevistador; este tipo de introdução pode servir para quebrar o gelo e permitir uma conversa mais informal. 

PREPARE O DISCURSO  

Lembre-se que durante a entrevista de emprego, não se pretende que debite o seu CV. Afinal, o recrutador já conhece o seu percurso. 

De forma estruturada, deve descrever os momentos mais relevantes da sua vida profissional. Desde a formação académica à experiência profissional, destaque os momentos mais gratificantes, o que aprendeu em cada experiência, os maiores desafios e o que o levou a progredir para cada uma das suas experiências profissionais. 

Existem várias questões que podem e devem ser pensadas antes de cada entrevista. Experimente começar por responder a: “Por que motivo acha que será a pessoa certa para trabalhar nesta empresa?”; “Porque se candidatou a esta vaga?”; “Encontra-se, atualmente, noutros processo de recrutamento?”; “O que o leva a querer trabalhar nesta empresa?” e “Quais os seus planos a curto e médio prazo?”. 

PREPARE-SE PARA QUESTÕES ESPECÍFICAS 

Como sabemos, as competências têm cada vez mais um papel fundamental no mercado de trabalho, mas por que motivo são elas tão importantes hoje em dia? Se a entrevista de emprego for baseada nas competências, o recrutador poderá, muito provavelmente, pedir para descrever como lidou com determinadas situações no passado. Esta é uma forma eficaz de o entrevistador ficar com uma imagem da forma como trabalha o candidato e se possui competências e a experiência que a empresa procura.  

Assim, é normal que ao longo da entrevista possam surgir questões como: “Quais são para si, as três características mais importantes na comunicação?”; “Quando foi a última vez que trabalhou arduamente e que teve a maior sensação de realização?” e “Fale-me de uma ocasião em que tenha liderado uma equipa para alcançar um objetivo.

DEFINA AS SUAS PERGUNTAS PARA O ENTREVISTADOR

Leve para a entrevista algumas perguntas inteligentes que demonstrem o seu conhecimento da empresa. Os entrevistadores perguntam sempre se tem dúvidas e aconteça o que acontecer, deve sempre ter uma ou duas perguntas prontas.  

Caso diga que não tem, o entrevistador pode concluir que não está muito interessado no trabalho ou na empresa. Um bom exemplo de pergunta é: “Como seria o candidato ideal para esta empresa?”. 

CUIDE DA SUA IMAGEM 

Numa entrevista de emprego, seja ela presencial ou online, é importante que cuide da sua imagem. A primeira impressão recai, inevitavelmente, no aspeto. Independentemente da área de trabalho, é importante que se apresente bem, com uma imagem cuidada, mas sem exageros. 

CHEGUE ANTES DA HORA 

A pontualidade é um requisito muito apreciado pelos empregadores e exigido em contexto de trabalho. Se a sua entrevista for presencial, chegue 10 ou 15 minutos antes da hora marcada. Será um ponto a seu favor. Se for online, abra a sessão dois ou três minutos antes.  

USE A LINGUAGEM CORPORAL CERTA 

Faça contato visual, dê um aperto de mão firme, tenha boa postura, fale com clareza e não use perfume em excesso.  

Artigo por Maria Ana Tojo

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard