Cinco sugestões para perder o peso ganho na gravidez

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Cinco sugestões para perder o peso ganho na gravidez

Perder peso no pós-parto não é um processo fácil e são poucas as mulheres que voltam ao peso rapidamente e sem ajuda profissional. A melhor maneira de passar por esta nova etapa é através de uma abordagem de saúde integrada, tanto fisicamente como emocionalmente.

Para além de ser difícil perder os quilos extra, estudos mostram que a retenção de peso pós-parto é um fator que contribui significativamente para o risco de obesidade*, mesmo para mulheres com peso normal antes da gravidez, além da possibilidade de desenvolver diabetes.

As necessidades nutricionais da mulher após a gravidez são importantes não só para perder peso, mas também para ganhar saúde, depois de tantas mudanças físicas e hormonais; A deficiência de alguns nutrientes pode representar um perigo para a saúde da mãe e do bebé, caso este esteja a ser amamentado, por isso, contar com o apoio de profissionais de saúde será fundamental para iniciar essa nova fase com segurança.

A PronoKal dá-lhe cinco sugestões para perder o peso ganho na gravidez:

  1. Seja paciente. É comum que nos primeiros dias ou semanas após o parto note algumas mudanças produzidas pelas hormonas, uma vez que o útero demora cerca de 40 a 50 dias para retornar ao seu tamanho inicial após o parto, isso será percebido gradualmente à medida que a barriga perde volume.
  2. Para começar a cuidar de si, aumente o consumo de vegetais na sua alimentação, pois fornecem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, além disso, uma ingestão diária de fibras ajuda a controlar o apetite, incluindo cereais integrais, frutas, legumes e verduras e nozes.
  3. Evite alimentos ricos em açúcares, como bolos, massas, doces, refrigerantes. Deve-se também evitar o consumo de alimentos com alto teor de gordura, como carnes processadas, alimentos pré-cozinhados, pizzas, lasanhas, bolos.
  4. Comece a mexer-se de acordo com a sua recuperação. A atividade física é importante no processo de perda de peso, e deve voltar a exercitar-se gradualmente, focando no fortalecimento do pavimento pélvico e dos músculos abdominais. A partir do terceiro ou quarto mês após o parto são recomendados exercícios de maior impacto, no entanto, cada caso deve ser previamente avaliado por um médico.
  5. Por último, mas não menos importante, está o cuidado emocional, recebendo, se necessário, apoio profissional nesta área, evitando assim a alimentação excessiva e impulsiva, além de ajudar a dormir melhor. É essencial não só para a saúde mental da mãe, como também do bebé, porque permite estabelecer uma relação calorosa, íntima e contínua, na qual ambos encontram gozo e satisfação das suas necessidades.
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