CINCO MARCAS SUSTENTÁVEIS QUE TEM MESMO DE CONHECER

BUONISSIMO BRUNCH: UMA FORMA DE VIAJAR ATÉ ITÁLIA
13 de Setembro, 2022
FITNESS EMOCIONAL: O EXERCITAR DA MENTE PARA FORTALECER AS EMOÇÕES
14 de Setembro, 2022

CINCO MARCAS SUSTENTÁVEIS QUE TEM MESMO DE CONHECER

Estas cinco marcas portuguesas criaram os seus produtos sem poluir o planeta.

São cada vez mais as marcas preocupadas em diminuir a sua pegada ecológica. Estas empresas foram criadas já a pensar em criar produtos com alternativas amigas do ambiente. Desde chapéus-de-chuva estragados, as borras de café, conheça as matérias-primas usadas por estas marcas para dar vida à produtos sustentáveis, reciclados e recicláveis.

RE-COFFEE

A Re-Coffee é uma marca de calçado feito com borra de café e borracha reciclada. A marca foi desenvolvida por quatro jovens de Vila Nova de Famalicão e tem como missão dar uma nova vida a um subproduto, que de outra forma acabaria no lixo.

A coleção Kaffa, criada em 2019, é constituída por sete modelos de sapatilhas, baptizados com nomes de variedades de bebidas, como Matcha Coffee e Latte Machiatto.

As sapatilhas são feitas com coffee leather (cuja composição é 50% borra de café e 50% borracha reciclada), o interior das sapatilhas têm fibra de coco e palmilha poliuretano reciclado. Já as solas têm 30% de borra de café e 70% de borracha reciclada. Cada par de sapatilhas é feito com o desperdício equivalente a 33 cafés expresso.

WETHEKNOT

A Wetheknot foi criada pelos amigos Filipe e Sérgio, designer gráfico e designer de moda, respetivamente.

A marca assumiu o compromisso de explorar alternativas conscientes dentro da indústria da moda, como por exemplo utilizar tecidos de chapéus-de-chuva estragados para dar vida à uma coleção de roupas de banho.

A marca produz camisas, jaquetas, calças, shorts, suéteres, moletons, t-shirts, assim como acessórios, mochilas, bolsas, cintos, bonés, lenços, estojos, meias, entre outros. Todas as peças são fabricadas à mão em Portugal.

A marca comercializa também sabonetes artesanais e barras de champô.

BLEEBLA

A Bleebla é uma marca de brinquedos sustentáveis, produzida localmente com matérias-primas certificadas, provenientes apenas de Portugal e da Europa, de forma a minimizar a pegada ecológica.

A marca vende carimbos em madeira para xilogravura, puzzles em madeira e cortiça, e bonecos em madeira, sob quatro temas: selva, mar, campo e floresta. Os produtos são embalados em caixas ou invólucros de cartão reciclado com certificação FSC e PEFC. A marca privilegia materiais naturais, quentes e com texturas ricas.

Os produtos Bleebla são concebidos por dois arquitetos do Porto, Ana Ferreira e Luís Leite.

ZOURI

A ZOURI é uma marca de calçado eco-vegana produzidos com lixo plástico juntamente com materiais ecológicos e sustentáveis. Para tal a marca teve de reunir um grupo de 600 voluntários de instituições locais, ONGs e escolas para recolher todo o plástico encontrado nas praias e deixar a costa portuguesa mais limpa.

Tanto as sandálias como as sapatilhas são produzidas artesanalmente numa fábrica em Guimarães. É lá que o plástico é trabalhado e misturado com borracha natural para formar a sola. Os outros materiais usados para a produção dos calçados são: algodão orgânico, borracha natural e tecido de folhas de abacaxi (piñatex).

Cada calçado é acompanhado com uma carta onde é referido todos os materiais usados ​​nos mesmos, quantidades, localização do plástico e também o nome das pessoas que o produziram.

R-COAT

Também na R-Coat, os chapéus-de-chuva são retirados do lixo para se fazer roupa. O nome é inspirado no lema dos três Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

A Anna Masiello deu início ao projeto em 2017 e a Yasmin Medeiros juntou-se dois anos depois. Juntas já transformaram mais de mil guarda-chuvas estragados em casacos, chapéus e calções impermeáveis.

Artigo por Yauri Neto

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard