CHEGA DE TABUS SOBRE A MENSTRUAÇÃO

AVENIDA DA LIBERDADE RECEBE ROTEIRO GASTRONÓMICO
14 de Setembro, 2022
O DESEJO DE VER O MUNDO ANTES DE PERDER A VISÃO
14 de Setembro, 2022

CHEGA DE TABUS SOBRE A MENSTRUAÇÃO

Muitas raparigas se sentem constrangidas em falar abertamente sobre a menstruação. Devido aos tabus associados, a INTIMINA decidiu expressar-se sobre o assunto.

Em algum momento da sua vida, sentiu medo ou embaraço em assumir que estava com o período? Muitas meninas e mulheres se sentem constrangidas por assumir a menstruação. Mesmo fazendo esta parte de um físico e completamento natural ao corpo feminino. 

A altura da escola, marcada também pela passagem pela adolescência, é uma fase em que as raparigas se confrontam com o período pela primeira vez. Devido à quantidade de pudores relacionados e à falta de informação, muitas acabam por não saber lidar bem com o que aquele início significa. Como a primeira menstruação pode ser bastante emocional e confusa, a marca sueca INTIMINA, partilha alguns conselhos sobre como lidar com a menstruação no período de aulas.

Devido ao estigma que a menstruação ainda está envolvida, algumas raparigas tentam esconder ou limitar as conversas sobre o tema. Sentindo-se assim inseguras e vulneráveis para determinadas preocupações. A irregularidade nas primeiras menstruações, a falta de preparo quando esta aparece, entre outros motivos. É de realçar que a primeira menstruação é um marco de bastante relevância na vida de uma mulher e que, por isso, formas para quebrar o constrangimento devem ser procuradas.

INTIMINA fez um estudo internacional sobre a experiência da primeira menstruação. Conduzido pela Censuswide, envolveu 1000 raparigas com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Neste concluiu-se que apenas 32% se sente confortável em falar sobre menstruação com professoras e 38% foi mesmo preparada por uma professora. O mesmo estudo revelou que quase 7 de cada 10 raparigas (65%) sente vergonha ou tenta esconder que está menstruada na escola. Apenas 11% revela nunca se ter sentido constrangida durante a menstruação.

A escola, segunda casa dos jovens, necessita de ser um lugar seguro, tanto para estes estarem como para se expressarem. Segundo a marca sueca, é essencial mudar este estigma e educar tanto raparigas como rapazes que a menstruação é um processo biológico natural.

THE WONDER GIRLS GUIDE BOOK

Para ajudar as raparigas neste processo de aceitação e reeducar a sociedade em geral no que diz respeito a menstruação, a INTIMINA lançou recentemente o The Wonder Girls Guide Book.  Neste livro e áudiolivro podem encontrar cinco histórias de raparigas que partilham as suas experiências e as suas mudanças físicas e psicológicas. Esta constitui uma forma entusiasmante de lidar com as mudanças na puberdade, com informações clínicas e conselhos práticos para evitar situações desconfortáveis. 

Cada uma das histórias apresenta formas de iniciar a conversa com idosos e familiares, num momento delicado na vida de qualquer rapariga. Para os interessados, a versão em audiolivro está disponível de forma gratuita aqui

A marca reitera ainda a importância de que as raparigas andem sempre acompanhadas por um kit de emergência- Um kit ideal deve vir acompanhado por toalhitas, uma proteção à escolha, cuecas, analgésicos e chocolate. Ao fazerem o kit, as jovens também podem procurar informar-se sobre os métodos de proteção. Se ainda não ouviu falar dos copos menstruais, saiba que estes são totalmente seguros e ainda tem o plus de serem eco-friendly.

LILY CUP ONE O PRIMEIRO COPO MENSTRUAL NA VIDA DE UMA MULHER

O Lily Cup One da INTIMINA, por exemplo, é o copo menstrual ideal para adolescentes com as suas primeiras menstruações, pois são ultra-macios e reutilizáveis, feitos com silicone de grau médico. É um copo fácil de usar porque possui um aro duplo mais firme e à prova de vazamentos para facilitar a abertura e um anel removível para ajudar a removê-lo com mais facilidade. A sua forma de bolha oferece maior capacidade num tamanho menor, e ainda é muito prático e confortável de transportar, com a sua bolsinha protetora.

“Começar a usar produtos para a menstruação é, como qualquer nova experiência, uma ação que exige prática, mas também exige ter todas as informações possíveis para conhecer as diferentes opções e avaliar qual é a mais adequada para cada mulher. As primeiras menstruações podem parecer desconfortáveis, mas naturalizar a menstruação e dar-lhe a merecida visibilidade é o primeiro passo para quebrar tabus. No caso do copo menstrual, na INTIMINA concebemos um produto específico para “iniciantes” com um tamanho mais reduzido e um sistema de extração muito simples. Com isso, queremos incentivar as adolescentes a começarem a usar o copo menstrual”, conclui Pilar Ruiz, responsável de comunicação da INTIMINA.

Artigo por Sara Teixeira

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard