A 18 de junho celebra-se o Dia Mundial do Sushi.
A data foi criada a 18 de junho de 2009 pelo administrador da página Sushi, no Facebook, e é a desculpa perfeita para os amantes de sushi se deliciarem com esta especialidade japonesa.
Tudo começou por um evento aberto ao público a convidar os seguidores a comerem sushi nesse dia. Dada a forte adesão, o dia ficou marcado como a data comemorativa desta especialidade. Tirar fotos das peças a sashimis, nigiris e temakis, ir a restaurantes japoneses e até mesmo tentar fazer sushi em casa é aquilo a que se incentiva no Dia Mundial do Sushi.
O sushi é uma daquelas especialidades em que é difícil existir meio-termo: ou se ama ou se odeia. O Sushi tal como o conhecemos significa “azedo” em japonês arcaico. A receita que junta arroz temperado a peixe cru tem como base uma técnica chinesa do século XVII de conserva de peixe em camadas de arroz cozido com vinagre.
Na altura, tinha acabado de se descobrir que era possível a fermentação do peixe e a sua conservação durante mais tempo desta forma. O problema deste processo de fermentação era o facto de ser bastante demorado e de precisar entre um a três anos a estar concluído. Apenas se conseguia aproveitar o peixe, pois com o tempo o arroz tornava-se impróprio ao consumo.
Foi Hanaya Yohei, cozinheiro japonês no período Edo, que decidiu repensar este método de conservação e começar a entregar o peixe ainda cru envolvido no arroz. Esta foi a primeira vez que se serviu Sushi e houve uma enorme adesão da sociedade. Começou por ser um prato vendido em barracas no meio da rua como uma espécie primitiva de Fast food.
Conforme os anos foram passando, o sushi foi sofrendo alterações e transformações. Hoje, vemos peças de sushi fritas, com fruta e com diversas outras reformulações. Vemos sushi do mais barato ao mais caro e a projeção desta parte da cultura japonesa em termos globais.
Cada vez mais procurada, a famosa especialidade japonesa já conquista o coração dos portugueses. Segundo o Diário de Notícias, o sushi foi eleito o quarto tipo de comida preferida dos portugueses, em 2021. No TheFork registou-se que 7% das reservas eram para restaurantes de Sushi e que as zonas do país com mais reservas são Vila Nova de Gaia, Sintra e Lisboa. Neste dia, alguns restaurantes organizam menus especiais e fazem promoções.
Existe também o Dia Internacional do Sushi. Este foi criado por um blog dedicado ao sushi, mas não teve tanta expressividade nas redes sociais como o dia 18 de junho.
E, claro, a melhor maneira de celebrar este dia é a comer esta especialidade japonesa. Felizmente, o que não falta nos dias de hoje são restaurantes de sushi. A New Men selecionou alguns para que, caso as ideias faltem, possa ter um sítio para comemorar.
Os restaurantes Yakuza by Olivier apresentam criações exclusivas que surpreendem com o que de melhor a fusão entre o Oriente e o Ocidente tem para oferecer. Da ementa, destacam-se o Gunkan de Kobe, com Wagyu, foie gras, cebola confitada e teriyaki, ou o Kyuri Maki, com salmão, atum, anchovas e camarão em folha de pepino doce.
Pode, e deve, reservar mesa. Para o fazer, basta aceder ao site.
O melhor do sushi de fusão e da cozinha tradicional asiática, encontra-se com sabores europeus e portugueses, no Nómada.
Pleno de criatividade, o espírito Nómada revela-se também na vontade de explorar pratos fora do mapa, ao sabor do dia a dia, de ingredientes frescos e sazonais. Deixe levar-se pelo melhor do ar e da terra, confecionado ao melhor estilo japonês. Rico em propostas originais e sofisticadas, o menu Nómada tem a assinatura de quem andou um pouco por toda a parte, para nos trazer sugestões do outro mundo. A dedicação e a experiência do chef Francisco Bessone, servem de guia nesta variada geografia de sabores.
Tanto para o restaurante das Avenidas Novas, como para o do Chiado, aconselhamos a reservar mesa. Pode fazê-lo através do site.
Sendo o primeiro restaurante do Grupo, o SushiCafé tem, desde 2005, como principal foco servir-lhe o melhor sushi da cidade. Com uma carta tradicional e uma oferta de elevada qualidade, o SushiCafé Amoreiras é o local ideal para desfrutar da essência da cozinha japonesa, despreocupadamente e sem pressas. O SushiCafé Oeiras Parque segue a mesma orientação e para além da sala principal, tem ainda uma esplanada num terraço com vista panorâmica.
Reserve a sua mesa para o SushiCafé Amoreiras através do 918 450 022 e para o SushiCafé do Oerias Parque através do 912 322 696.
Caso prefira passar este dia no conforto da sua casa, mas deliciar-se com sushi fresco e de qualidade, já não precisa de se preocupar. O Sushi at Home chega, em exclusivo, ao Uber Eats e com ele traz algumas das melhores opções da cozinha japonesa, como tataki de salmão, sashimi de atum, nigiri triple, uramaki com tempura de gambas e temaki de atum picante.
Para celebrar o Dia Internacional do Sushi e a entrada do Sushi at Home, que conta com lojas em Odivelas, Algés, Carcavelos, Cacém, Porto, Sacavém e Laranjeiras, o Uber Eats está a oferecer, entre os dias 14 e 28 de junho, a taxa de entrega em pedidos acima de 15€. O Sushi at Home está disponível, em exclusivo, no Uber Eats ao almoço, de terça-feira a domingo, das 12h às 16h, e ao jantar, de segunda a domingo, das 19h às 23h. Nos feriados, pode contar com o melhor sushi em casa, das 19h às 23h.
Artigo por Sara Teixeira