29 de julho: este é o dia perfeito para usar e abusar do seu batom.
O batom é o último passo da maquilhagem, mas para muitas mulheres é o mais importante. É inegável que o batom traz força em qualquer “produção”. Hoje em dia, existem opções para todos os gostos, desde tons mais naturais aos mais arrojados e vibrantes. Nenhuma mulher fica de fora, nem mesmo aquela que não gosta de ter um toque de cor nos lábios.
O dia do batom comemora-se a 29 de julho há vários anos, mas ganhou mais visibilidade quando Huda Kattan, fundadora da Huda Beauty, o registou no Official Day Registrar, em 2016. A partir daí, marcas e empresas perceberam que esta era uma oportunidade para dar conhecer os seus produtos e celebrarem o dia com promoções e giveaways.
Os anos passam e o batom não sai da rotina, nem da mala das mulheres. Nem uma pandemia marcada pelo uso de máscara fez com que se parasse de usar batom. Quem nunca tirou a máscara e viu-a cheia de batom?
É importante refletir sobre o poder que o batom tem para a sociedade feminina. A verdade é que o batom vermelho é tanto associado à elegância como a uma certa vulgaridade. Diferentes conotações nuns lábios pintados, demostram bem a força que este ícone de maquilhagem possui. É uma forte fonte de afirmação e que vai inevitavelmente criar impacto.
O batom surgiu há mais de 3500 A.C, no Antigo Egito. Eram utilizados produtos naturais que coloriam os lábios. A fórmula sólida de batom só se conheceu em 1930 e, até hoje, é o modelo em que se pensa quando a imagem de um batom nos vem à cabeça. Os batons em bastão consistem basicamente num pigmento colorido com alguma base gordurosa.
Quando uma mulher coloca batom, mais do que esperar ficar bonita com este, existe a intenção de marcar uma posição e um lugar no mundo. O batom é um símbolo de feminilidade, coragem e empoderamento feminino. Mesmo que na correria do dia-a-dia não se reflita sobre isso, o ato de uma mulher sair de casa com um batom demonstra que ela o quer fazer. Sem se importar com o preconceito, só se quer sentir bonita e ela mesma.
Se faz parte do largo grupo de mulheres que ama batons e não o prescinde da sua rotina, aproveite o dia para se expressar e usar o seu batom favorito. Se quiser incluir mais batons à sua coleção, dê um salto às lojas físicas e online de beleza. Pode ser que encontre boas oportunidades.
Artigo por Sara Teixeira