Para além de ser um petisco que faz crescer água na boca a muitos amantes deste snack, este é um alimento muito nutritivo.
Este é o petisco que junta à volta da mesa amigos, família e todos aqueles que não dispensam uma tarde bem passada numa esplanada a saborear este pequeno animal. A altura de comer caracóis está quase a acabar, mas até ao fim de agosto, ainda vai poder saborear esta iguaria muito portuguesa. Os meses sem R, maio, junho, julho e agosto, são os meses dos caracóis, um dos petiscos mais apreciados na época do Verão a par do marisco e dos bivalves. Para que desfrute ainda mais deste momento, a New Woman vai partilhar os benefícios desta delicia para muitos e esclarecer a tão frequente pergunta: “comer caracóis é saudável?”.
A verdade é que a água é o principal constituinte do caracol, sendo composto por 70% a 85% de água. É pobre em gordura e tem um teor proteico de cerca de 15%, pelo que representa ainda uma fonte de minerais importantes, como o cálcio, magnésio, zinco e cobre, que garantem a saúde do organismo. Quando cozinhados de forma saudável, são um alimento nutritivo com pouca gordura e valor calórico e rico em proteínas. O “pecado” que acompanha, de facto, este petisco e que o afasta de uma refeição mais saudável é a combinação de molhar o pão torrado no molho e a cerveja fresca, que quase nunca falham à volta da mesa.
Sabia que quando comparado com outros moluscos, 100 gramas de caracóis fornecem apenas 98 quilocalorias, menos 33 do que a mesma quantidade de amêijoa e menos 21 do que a de berbigão. Aprecie este clássico de verão, sem sentimentos de culpa.
Artigo por Francisca Pinheiro