Cancro da pele: A prevenção pode salvar-lhe a vida

Sobremesas geladas: as melhores sobremesas para refrescar em dias quentes
5 de Junho, 2023
Saldos - New Men
Saiba quando começam os saldos de verão
5 de Junho, 2023

Cancro da pele: A prevenção pode salvar-lhe a vida

Cancro da pele - DECO PROTESTE

Cancro da pele - DECO PROTESTE

Cancro da pele - DECO PROTESTE
Créditos: DR via Postal do Algarve

Na prevenção é que está o ganho e por isso a DECO PROTESTE ensina-a a ler os diversos sinais de alarme para o cancro cutâneo.

O verão está à porta e nas últimas décadas a incidência de cancros da pele tem vindo a aumentar em Portugal.

Um terço dos cancros de pele diagnosticados mundialmente são do tipo não melanoma – um tipo de cancro mais comum em peles claras, que aparecem principalmente em zonas do corpo expostas ao sol (os mais frequentes são o carcinoma espinocelular, que surge no topo da epiderme, e o carcinoma basocelular, que atinge as células mais profundas).

Já o melanoma – desenvolve-se nos melanócitos, ou seja, nas células que produzem a melanina –, tem menor incidência, mas é bastante mais agressivo, podendo rapidamente afetar outros órgãos.

Em ambos os casos, a prevenção é a solução e os gestos mais simples podem salvar vidas. A DECO PROTESTE promove o “Guia ABCDE” que ensina os consumidores, de forma simples, a ler os seus próprios sinais – sardas, manchas, imperfeições que entretanto apareceram na pele ou até feridas que não cicatrizam.

Cancro da pele - DECO PROTESTE
“Guia ABCDE”

Cuidados a ter com o sol

A pele tem memória da exposição solar a que foi sujeita e, por isso, a prevenção deve começar nos primeiros anos de vida. Siga os conselhos da DECO PROTESTE:

  • Usufrua da sombra: Entre as 11h00 e as 16h00 – fase do dia em que os raios ultravioleta são mais intensos – mantenha-se à sombra, sempre que possível;
  • Proteja-se com roupa: Há tecidos que bloqueiam os raios ultravioleta. Não obstante, é sempre bom usar mangas compridas, calças, chapéu de abas largas e óculos de sol;
  • Use protetor solar: Antes de sair de casa aplique um produto com, pelo menos, um fator de proteção solar de 30 – mesmo em dias nublados, e especialmente em zonas do corpo a descoberto como o rosto, a parte superior dos pés e das mãos, o pescoço e as orelhas;
  • Se praticar atividades aquáticas: Renove o protetor solar a cada duas horas ou antes, se mergulhar ou transpirar muito. No rosto, um adulto deve utilizar o equivalente a uma colher de chá. No corpo, deve aplicar uma quantidade correspondente a seis colheres de chá;
  • Seja na neve, na água ou na areia: Estas superfícies refletem os raios solares, pelo que deve ter especial cuidado com a pele.

Apesar das evoluções terapêuticas, o cancro cutâneo continua a ter um grande impacto pessoal e social. Por isso, a DECO PROTESTE alerta para a necessidade de adotar medidas de prevenção, incluindo o resguardo face aos raios ultravioleta e o autoexame regular, com a ajuda do “Guia ABCDE”.

Use e abuse de gestos simples e, perante um sinal suspeito, procure um médico.

Para ver mais conteúdo de Lifestyle, clique aqui.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard