Black Friday e Cyber Monday: Os portugueses já planeiam as compras

Bárbara Tinoco vai atuar no CascaiShopping Music Fest
27 de Outubro, 2022
Doces assustadores para a noite de Halloween
27 de Outubro, 2022

Black Friday e Cyber Monday: Os portugueses já planeiam as compras

Estudo indica que mais de 60% dos portugueses planeiam fazer compras online nas próximas épocas de promoções.

O mês de novembro vem aí e com ele a Black Friday e a Cyber Monday. Um estudo realizado pela GWI, em parceria com a Adsmovil, mostra que 63% dos portugueses admite ser muito provável, provável ou quase certo fazer compras online a 25 de novembro (Black Friday), enquanto 47% afirma a mesma intenção para a Cyber Monday (28 de novembro).

Os principais produtos que os portugueses mais tencionam comprar são aparelhos eletrónicos (30%), roupas (30%), bens para o lar (22%) e livros (19%). Ainda de acordo com o estudo, 41% dos consumidores preferem encomendar online e receber em casa as respetivas compras e apenas 32% pretendem visitar lojas físicas.

Quanto ao meio utilizado para fazer as compras, o estudo revelou que o smartphone é cada vez mais o meio preferido dos portugueses para compras online, com 61% dos inquiridos a admitir que apenas faz compras online com o telemóvel, enquanto 40% admite que usa o smartphone pelo menos uma vez por semana para fazer compras.

Quando se trata da tomada de decisão, 45% dos consumidores afirma que compra um produto depois de ver um anúncio sobre o mesmo e 34% dos inquiridos admite que foi através da publicidade digital que descobriu boas oportunidades de compra na Black Friday e Cyber Monday em anos anteriores. Desta forma, a maioria dos inquiridos (51%) assume que os anúncios podem ter alguma influência na decisão de compra durante este período, enquanto 29% não tem dúvidas e confessa que os anúncios influenciam fortemente a decisão de compra e onde é que gasta dinheiro.

No entanto, destacam-se ainda algumas preferências relativamente à publicidade digital entre os portugueses. 59% dos consumidores diz preferir quando um anúncio lhes concede algum desconto ou cupão e 40% prefere que esta publicidade seja apresentada em forma de vídeo. Para finalizar, 53% dos inquiridos admite comprar o produto diretamente caso se depare com um anúncio de algo que seja do seu interesse.

Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus LC Cabrio NewWoman Portugal
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard
Lexus-LC-Cabrio_NewWomanPT_Leaderboard