Conheça as vantagens de começar a introduzir este alimento na sua dieta.
O gengibre é uma raiz com um sabor característico e apimentado com origem na China. Para além da particularidade que o mesmo pode dar as suas refeições e bebidas, sabia que este pode trazer múltiplos benefícios para a sua saúde? Saiba alguns deles.
O gengibre acelera o metabolismo, estimula a queima de gordura corporal e é um potente diurético. O que por norma, são desejos associados a quem quer emagrecer. Para usar o gengibre a seu favor na sua rotina alimentar, opte por fazer chás de gengibre. Existem diversas opções e reformulações deste chá para o deixar mais apetitoso, sem descurar o salutar.
O gengibre tem ação anti-inflamatória e calmante, melhorando os sintomas de dor em pessoas com artrite, reumatismo e artrose. O facto de possuir antioxidantes e substâncias como Gingerol e Shogaol ajuda a reduzir sintomas de inflamação associados e a combater microrganismos. Com a estas propriedades, é um ótimo aliado para amenizar dores de garganta, outros sintomas da gripe e no combate a problemas respiratórios.
Devido às suas propriedades analgésicas e inflamatórias, o gengibre pode ser usado para acompanhar as dores do ciclo menstruais e atenuá-las. Alguns estudos indicam que este alimento ajuda a reduzir as cólicas menstruais aliviando o desconforto causado. Experimente beber chá de gengibre durante o seu ciclo e de usar compressas de chá sobre a barriga quando sentir dor.
O gengibre ajuda a tratar a azia, os gases intestinais e os enjoos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a ação desta raiz no sistema digestivo. Ele ajuda na digestão de alimentos gordurosos e protege o estômago de uma bactéria chamada H. pylori, principal responsável pelas gastrites e ulceras estomacais.
Em 2017, um estudo publicado na revista Nutrition descobriu que adicionar uma a duas colheres de chá de gengibre à dieta pode reduzir o risco de pressão alta e de doença coronariana , em 8 e 13% respetivamente. Os investigadores acreditam que o gengibre age como um inibidos de uma enzima chamada angiotensina (ECA), o que favorece a redução de pressão arteria. O tempero também é rico em polifenóis, um antioxidante que possui propriedades protetoras do coração.
Artigo por Sara Teixeira