Com o objetivo de comemorar o 5º aniversário do Projeto Barbie Dream Gap e em paralelo com o Dia Internacional das Meninas, a marca uniu-se ao projeto Inspiring Girls Internacional, que realizará um leilão global com réplicas de bonecas.
Lançado em 2018, o Projeto Barbie Dream Gap decorre da identificação de um período crítico, o Dream Gap, entre as idades dos 5 aos 7 anos, no qual as raparigas começam a acreditar que são menos do que os rapazes, a duvidar da sua inteligência e a perder, consequentemente, a confiança nas suas competências. Embora o Dream Gap continue a ser uma realidade para as meninas, uma nova investigação da Universidade de Nova Iorque (NYU) demonstra que os desafios não residem na falta de autoconfiança ou de motivação das raparigas, mas sim no mundo que as rodeia.
Embora se verifiquem progressos na igualdade de género, ainda existem estereótipos e preconceitos sociais que podem afetar a trajetória e as escolhas futuras de uma menina. O Projeto Barbie Dream Gap é uma missão global dedicada a combater a fase desafiante de autorreconhecimento com que as meninas se deparam na infância, desafiando os estereótipos de género e ajudando a desfazer os preconceitos que impedem as raparigas de atingir o seu pleno potencial.
Assim, o leilão global organizado para comemorar o 5º aniversário do Projeto Barbie Dream Gap será a única oportunidade para fãs de todo poderem adquiri uma réplica das bonecas Barbie feitas à semelhança de cinco role-models inspiradoras, que foram homenageadas no passado com uma boneca feita à sua semelhança, para celebrar os passos que estas deram que aumentaram as oportunidades para outras meninas.
“O compromisso da Barbie em dar poder às crianças de todo o mundo continua a ser uma inspiração para mim, especialmente na celebração do 5º aniversário do Projeto Barbie Dream Gap“, afirma Shonda Rhimes, escritora premiada, produtora, autora e CEO da Shondaland. “Sinto-me honrada por trabalhar com a Mattel pela segunda vez na sua missão de promover a confiança e a resiliência de que as jovens meninas precisam de ter para alcançarem um futuro de sucesso. Não se pode ser o que não se vê – espero que a minha participação abra os olhos e portas, ajudando a inspirar as jovens mulheres a criarem espaço para si próprias no mundo”.
Desde a criação desta iniciativa em 2018, a Barbie tem concretizado inúmeros esforços para “fechar este gap” – tendo doado mais de 2 milhões de dólares para organizações sem fins lucrativos, que tenham os meios necessários para chegarem às raparigas. O Projeto Barbie Dream Gap desenvolveu, testou e avaliou programas únicos destinados a apresentar uma ampla gama de role models da vida real às crianças, assim como inúmeras possibilidades de carreira. Adicionalmente, trabalhou também com o projeto Inspiring Girls para realizar mais de 100 workshops de Dream Gap em sete países e destacou mais de 250 profissões, capacitando mais de 25 milhões de crianças, tudo com o objetivo comum de criar mais oportunidades de crescimento para as meninas à escala global.
O leilão global organizado pela Inspiring Girls Internacional decorrerá até 22 de outubro, na Bidding for Good, desenvolvido pela Frontstream – excepto no caso da boneca Bebe Vio, que estará disponível no eBay. Todas as receitas geradas por este leilão vão apoiar as organizações Inspiring Girls Internacional, mas também a Fundação Espacial Katya Echazarreta (receitas da boneca Katya Echazaretta) e a art4sport (receitas da boneca Bebe Vio).
Como parte da celebração do aniversário da iniciativa, a Barbie vai ainda organizar uma série de workshops virtuais e ativações regionais presenciais lideradas por vários modelos que promovem a resiliência, a ambição e o quebrar barreiras. A Barbie desenvolveu ainda uma parceria com a campanha #ThisLittleGirlIsMe da Inspiring Girls, para realizar uma transmissão ao vivo, apresentada por Shonda Rhimes no dia 26. Nesse momento, a produtora, autora e a CEO da Shondaland irá responder às perguntas das raparigas sobre o seu percurso profissional e da sua própria resiliência enquanto mulher.
A marca irá também realizar uma sessão envolvente sobre o percurso transformador do Projeto Barbie Dream Gap no Cause Marketing Summit, a 2 de novembro, em Nova Iorque. A sessão “O Poder da Investigação e as Perceções em Parcerias de Causas: A Evolução do Projeto Barbie Dream Gap“ irá aprofundar os marcos do projeto, iniciativas impactantes e investigações orientadoras que foram utilizadas para capacitar a próxima geração de raparigas.
Na próxima evolução do Projeto Barbie Dream Gap, a marca irá trabalhar para mudar o mundo de modo que este apoie e acolha melhor as aspirações e os sonhos das raparigas. Nos próximos cinco anos, o Projeto espera aumentar o seu impacto a uma escala global – expandindo o investimento em role models como ferramentas fundamentais para colmatar o “Dream Gap“.